Evoluções
Tecnológicas ocorrem durante toda a existência do homem, sendo impulsionadas
pela necessidade — e também pelo instinto humano de desenvolver-se. Há também a
evolução que ocorre espontaneamente, mas é somente observada quanto à
descoberta do fogo. Nesse caso, fala-se em descoberta, e não em
desenvolvimento, criação, construção, etc. Entretanto, esta descoberta pode ser
considerada como tecnologia, pois foi uma simplificação do modo de vida do ser
humano e amplificação de sua atuação no planeta, que abrangeu em grandiosa
amplitude, permitindo um avanço geral, e não só focalizado em uma única
situação.
À questão da
necessidade, pode-se dizer que impulsionou cada vez mais a criação de
tecnologia, pois o homem sempre precisou estar evoluindo e adaptando-se ao
mundo. Essa questão está relacionada aos determinados períodos históricos, e
tendo diferentes intensidades de evolução em cada um. Dessa forma, é na
atualidade que a necessidade impõe uma maior evolução tecnológica, de maneira
alguma alcançada antes desse período contemporâneo. Esses fatores explicam como
a evolução tecnológica ocorreu, sendo, basicamente, iniciado por instrumentos
rudimentares de caça (em tempos dos hominídeos), passando a desenvolver-se mais
em tempos modernos, e chegando ao intenso grau de evolução atual.
Pode-se afirmar,
então, que a tecnologia tem a tendência de aumentar a intensidade de sua
evolução, cada vez em um compasso maior, bem como o homem quanto à sua
necessidade de obter mais tecnologia para a sua adaptação às mudanças globais —
estas causadas pela própria evolução da tecnologia que implica ao homem uma
dependência gradativa por ela
A Revolução Industrial é a
característica marcante desse período contemporâneo. Ela teve início, porém,
nos tempos modernos, mas foi principalmente a partir desta época que se
difundiu. A Revolução Industrial divide-se da seguinte maneira:
· 1ª Revolução Industrial: de 1760 a
1850, praticamente restrita à Inglaterra. Os principais aperfeiçoamentos foram
no ramo de tecelagem, tendo também a introdução da força a vapor.
·
2ª Revolução Industrial: de 1850 a
1900, com difusão pela Europa (Bélgica, França, Alemanha, Itália e, no
final do século, Rússia), América (Estados Unidos) e Ásia (Japão — a partir de
1868). Agora, surgem novas formas de energia elétrica — como a hidrelétrica —,
novos derivados do petróleo — como a gasolina, sendo utilizada posteriormente
pelos motores a explosão. Houve também grande desenvolvimento do transporte
marítimo e terrestre — como, respectivamente, barcos e locomotivas a vapor.
· 3ª Revolução Industrial: de 1900 até
os tempos atuais com a sua expansão pelo mundo inteiro. Compreende o aperfeiçoamento
dos inventos, tendo principalmente a explosão do processo evolutivo. Assim,
apresenta novas técnicas industriais e energéticas, e expansão dos meios de
comunicação.
As tecnologias e a Velocidade da
História
Há momentos em que a história corre mais
depressa. Estamos em um deles. As mudanças tecnológicas têm sido meteóricas. Na
década de 70, uma inovação industrial durava, em média, dois anos. Na década de
80 passou a durar apenas um ano. Depois disso tornava-se obsoleta ou era
apropriada por grande parte dos concorrentes. Na década de 90, a duração passou
para apenas seis meses.
Não é a primeira vez que a história corre mais
depressa. James Watt, em 1780, ao inventar um motor a vapor deu um enorme
impulso nas indústrias têxteis e metalúrgicas e acelerou sobremaneira a
Revolução Industrial. Michael Faraday, em 1832, ao inventar o motor elétrico,
proporcionou uma fantástica arrancada na automação da produção industrial.
Samuel Morse ao inventar o telégrafo em 1838 fez a transmissão das informações
saltar da velocidade de um cavalo ou de um navio para a velocidade da luz.
Incorporado nas estradas de ferro, o telegrafo deu ao transporte ferroviário um
grande impulso, permitindo a interiorização das indústrias. Nesses três
exemplos, a velocidade da história disparou.
As tecnologias mudam os contextos
produtivos, transformam os mercados de bens e serviços e provocam mudanças
sociais e institucionais de profundidade. As mudanças atingem as áreas social e
política. Há pouco mais de quinze anos a cortina de ferro estava em pé. O Japão
fazia inveja ao resto do mundo com altas taxas de crescimento econômico. Nelson
Mandela era tratado como um prisioneiro de guerra. Fernando Henrique Cardoso
era socialista. Luiz Inácio Lula da Silva combatia o Fundo Monetário
Internacional. Em pouco tempo, a cortina caiu. O Japão entrou em recessão
crônica. Nelson Mandela transformou-se em um ícone da democracia. Fernando
Henrique saiu do governo como neoliberal. E Lula aderiu à ortodoxia do monetarismo.
Ou seja, nos dias de hoje, a história
corre depressa por força de mudanças tecnológicas que revolucionam os processos
produtivos e provocam mudanças sociais.
Tecnologias e Novas Oportunidades
As novas tecnologias permitiram criar
uma imensidão de novos produtos e processos que, quando absorvidos pelos
consumidores, geraram uma grande quantidade de postos de trabalho. Observem a
quantidade de empregos que surgiu em torno do telefone celular, do automóvel,
da televisão, do videocassete, do CD player, do DVD, do tênis, da calça jeans,
etc. Trata-se de inovações que foram bem recebidas pelos consumidores e que
geraram muitos postos de trabalho - diretos e indiretos.
Vários outros efeitos positivos podem
ser relatados tanto para os trabalhadores como para os consumidores. Por
exemplo, os avanços da biotecnologia, das técnicas de embalagem, da preparação
de alimentos, da refrigeração e de transporte têm permitido aos seres humanos
contar com uma alimentação fresca e barata todos os dias. No campo da saúde, os
avanços da ciência da tecnologia têm prevenido doenças que há pouco tempo não
eram sequer diagnosticadas. A vida média foi alongada e isso instigou a
ativação de outras atividades como, por exemplo, a produção de bens e serviços
voltados para os idosos o que, por sua vez, gerou muitos empregos.
A incorporação de tecnologia nos bens
de consumo tem provocado drásticas reduções de custos e de preços o que
facilita o acesso das pessoas a esses bens. Até mesmo os países mais pobres têm
ampliado o seu acesso a alimentos, medicamentos, vestuário e outros bens para
atender as necessidades dos grupos de baixa renda.
Tecnologias, Educação e Trabalho
A educação continuada tem um
importante papel no processo de ajuste. As máquinas têm se tornado muito
baratas e bastante inteligentes. Para acompanhar a sua evolução e tirar o
máximo rendimento das novas tecnologias, não basta ser adestrado. É preciso ser
educado. A educação de boa qualidade passou a ser uma condição básica para se
ajustar os trabalhadores aos novos ambientes de trabalho e às novas
tecnologias.
As tecnologias, de um modo geral,
demandam profissionais mais qualificados (Freyssenet, 1990). Para os que não se
ajustam imediatamente a elas, o retreinamento é necessário e, ao mesmo tempo,
difícil quando a educação básica é precária. Em muitos casos, as empresas são
levadas a despedir trabalhadores que se tornam inempregáveis em face de novas
tecnologias e são levados a contratar outros de nível educacional mais alto.
Para os trabalhadores, não há nada mais dramático do que a obsolescência
humana.
No Brasil, a má qualidade da educação
básica tem sido o calcanhar-de-aquiles para o convívio com as novas
tecnologias. O novo mundo da produção, baseado em tecnologias que mudam a cada
dia, requer das sociedades um sistema de educação permanente. Pesquisa
realizada em vários países da União Européia indica que para 80% dos
trabalhadores, as novas tecnologias elevaram a demanda por qualificação
(Burchell e outros, 2003). E, neste caso, estamos falando de uma força de trabalho
que já possui um alto nível de educação e qualificação profissional.
Essa exigência por mais qualificação
vai perseguir o trabalhador do futuro de modo crescente. Para conviver na
sociedade do conhecimento, ele terá de saber "o quê", "por
que", "como" e "quem". Saber "o que"
significa possuir as informações básicas. Saber o "por que" implica
no conhecimento dos princípios e processos. Saber o "como" significa
estar apto para realizar determinadas tarefas que mudam a cada instante. Saber
"quem" é uma alusão à capacidade de pesquisar junto às fontes que
sabem o que ele não sabe (Bengtsoon, 2002).
Os sistemas atuais de educação foram
construídos há mais de 100 anos e se restringem basicamente a ensinar o que. A
maioria da força de trabalho do Brasil não domina os princípios que estão por
trás de suas tarefas e raramente conseguem se informar com quem os domina.
As sociedades do conhecimento terão de
criar sistemas de financiamento de sistemas de educação que cumpram essas
quatro tarefas e que garantam a aprendizagem durante toda a vida das pessoas. É
um desafio enorme, mas que vem sendo superado pelas nações mais avançadas que
atrelam os sistemas educacionais a parcerias eficientes entre o público, o
privado e o voluntário. Mesmo no Brasil, as agências de formação profissional,
como SENAI e SENAC, as escolas técnicas e muitas universidades vêm se
esforçando para entregar no mercado de trabalho ex-alunos mais qualificados. As
cidades onde se localizam os centros de pesquisa e de formação profissional
tendem a elevar o nível de educação e de remuneração da população em geral. O
IPEA identificou cerca de 250 municípios que estão nessas condições. Nelas, a
proporção de pessoas com nível universitário é mais de três vezes da proporção
encontrada nos demais 5 mil municípios do país. O mesmo acontece com a renda
média (De Negri, 2004).
O desenvolvimento da capacidade para
viver nesse novo mundo é a única forma dos trabalhadores poderem usufruir
salários e benefícios mais altos. Esse novo mundo exige uma recomposição das
habilidades de trabalho.
Conclusão
Em suma, a entrada de novas
tecnologias nos ambientes de trabalho transforma o modelo organizacional das
empresas, reduz os escalões intermediários, provoca mudanças na composição da
mão-de-obra, eleva a necessidade por maior qualificação, eleva a produtividade
das empresas e dos trabalhadores e, em contrapartida, exige um maior empenho e
comprometimento das pessoas para com as empresas o que, por sua vez, demanda a
introdução de novos métodos de incentivo. Ou seja, as transformações
decorrentes das mudanças tecnológicas têm um largo desdobramento. Para o
legislador, tornou-se impossível criar proteções legisladas que cubram todas as
situações e os problemas decorrentes dessas mudanças. Cada vez mais, as
disfunções trazidas pelas novas tecnologias são resolvidas através de esforços
de negociação nos quais a cooperação toma lugar da confrontação, pois jamais as
empresas e os trabalhadores conseguirão vencer a guerra da competição externa
se não superarem os desentendimentos internos.
Agora deixe seu comentário sobre o texto e tragam para a sala de aula uma pesquisa sobre uma das três Revoluções Industriais citadas no texto, escolham um dos períodos e tragam o máximo de informações possíveis para a sala.
TRABALHO EM GRUPO DE 4 ALUNOS CADA. PARA O DIA 06/05/2014
A Revolução Industrial foi e é um grande passo do homem na história. Marca o começo de uma nova era, se podemos dizer ''a era da facilidade''. A Revolução Industrial foi dividida em três ''partes''. A primeira revolução foi praticamente restrita a Inglaterra onde foi criada a tecelagem e a força a vapor, a segunda foi mais na parte da Europa onde foi criado a hidrelétrica e a gasolina e a terceira se espalhou no mundo todo, onde a meta foi aperfeiçoar os inventos.
ResponderExcluirEssas tecnologias foram e são muito prestativas. Aceleraram muito a produção, aumentando o consumo e a venda de produtos. O que movimentou a economia no mundo. Mais isso nos trás um prolema, isso vem diminuindo muito os empregos, gerando assim obviamente desemprego, aumentando a pobreza. Hoje em dia com as grandes tecnologias é importante ter pessoas qualificadas, o que está em falta no mercado de trabalho, esse é o fato.
Vitória Maria e Victória Barbosa. 1002 CN
Com esse avanço que a tecnologia está cada vez mas por toda parte em nosso dia a dia. Por exemplo: para que nós seres humanos economizamos esforço físico e aumentamos a produção de produtos que são feitos em fabricas. A tecnologia ajuda também no processo da educação, fazendo que as pessoas aprendam melhor e de modo de deferente, e ajuda com a formação de novos profissionais!
ResponderExcluirIsrael Felipe CN 1001
As necessidades do homem impulsionam os avanços tecnológicos. Desde o inicio dos tempos foi assim,o homem precisava de fogo para se aquecer,para cozinhar alimentos, etc, então o homem criou o fogo e assim por diante.
ResponderExcluirOs avanços tecnológicos são de suma importância para o homem, pois eles melhoram e facilitam a nossa vida.
A Revolução Industrial foi muito importante, pois impulsionou os avanços tecnológicos que facilitou muito a nossa vida, alguns deles são usados até hoje outros foram aperfeiçoados.
A tecnologia é muito abrangente, pois facilita a nossa vida de modo geral. No nosso dia-a-dia,facilitou tarefas domésticas, agilizou a locomoção de pessoas... Na educação, facilitou o trabalho dos professores, ajudou os alunos na compreensão de matérias... porém temos grandes problemas, ao utilizar as tecnologias na educação,como poe exemplo, falta professores que estejam capacitados para lidar com as tecnologias na educação.
Mas de modo geral, as tecnologias são importantes e necessárias, pois facilitam tarefas diárias, nos divertem, nos trás conhecimento, etc.
O desfio é fazer com que todas as formas de tecnologias se tornem de fato acessível a todos, e que todos tenham capacidade de utilizar e conviver com elas.
Carolayne F. Saldanha 1001 - CN
A revolução Industrial marca a historia do homem naquela epoca com o descobrimento do fogo eles passaram a ter abrigos aquecidos, a cozinhar carne e proteger de feras perigosas e é ate hoje. A tecnologia é muito importante, cada dia que passa tem metodos diferentes para ser usado por exemplo as maquinas de trabalho de hoje em dia e mais facil pois antigamente nao existia era trabalho brasal mais pesada do que hoje em dia, com o avanço da tecnologia facilitou a nossa vida .
ResponderExcluirJéssica cn 1001
Eu acho muito interessante nós repararmos como vem vindo o avanço tecnologico, nós compararmos dequando era ate o dia de hoje...
ResponderExcluireu não vejo os avanços tecnologicos como uma mar coisa para a sociedade, estão sertos quem diga que os avanços tecnologicos tem gerados muitos poblemas para a sociedade como o desemprego mais eles nos facilita com um leque de metos que são capazez de supri nossas nescessidade...
Adriano costa da silva
cn 1001
Eu acho muito importante para nós acompanhar a evolução da tecnologia, pois ela é quem nos da vários meios de ver o mundo hoje em dia, como antigamente as coisas eram mas precárias e a tecnologia fez abrir as portas pra novas oportunidades.
ResponderExcluirO mais importante é que todos tenham acesso a tecnologia e usa - lá de acordo, pois ter a tecnologia e não usa - lá adequadamente não é um bom caminho.
Brenda Tavares Cn 1001
O texto é muito interessante,pois está falando das "Evoluções Tecnológicas". A questão da necessidade,pode_se dizer que impulsionou cada vez mais a criação da tecnologia,e a Revolução Industrial é a característica marcante desse período,pois a partir dessa época que se difundiu.
ResponderExcluirTambém está falando das tecnologias em relação a velocidade da história,as novas oportunidades,a educaçãoe e o trabalho.
Lidiany Rodrigues_CN 1002
se não fosse a evolução tecnológicas nos não teríamos os tabletes, celulares, Notebook etc, e também com esses avanços tecnológicos as pessoas podem falar com outra pessoa que estar do outro lado do mundo em segundos nos seres humanos temos que nos adaptar a esses novos inventos que vem surgindo
ResponderExcluirGabrielly cn1001
na minha opinião a evolução tecnológica não parou e nem vai parar pois a cada dia temos uma nova novidadetecnologica e eu acho isso uma marabilha acho otimo para se utilizar no ensino e no lazer.
ResponderExcluira revolução industrial colaborou para o impulso tecnológico que se aperfeiçoa a cada dia mais.
Flaviany N.Saldanha-CN-1001
nos achamos o texto muito interessante porque fala o quanto a tecnologia vem avançando e o quando ela é importante porque com ela nos aprendemos varios outros tipos de conhecimento.e essa revolução de tecnologias esta ajudando tanto no aprendizado quando na saude entre outros.
ResponderExcluirAlunas: Rayane Moreira e Siliane Nunes
turma: 1002CN
A evoluçao tecnologicas não parou e nem vai parar pois e a cada dia vai crescer maise e nos achamos muito importante para nós acompanhar a evolução da tecnologia, pois ela é quem nos da vários meios de ver o mundo hoje em dia, como antigamente as coisas eram mas precárias e a tecnologia fez abrir as portas pra novas oportunidades.E que hhoje em dia a evolução das tecnologias ajudam tambm em escolas
ResponderExcluirAlunas: Lara e maria aparecida
Turma:cn 1002
Enfim, a tecnologia vem evoluindo de uma forma muito rápida desde a Revolução Industrial que teve o início das tecnologias, até chegar hoje com as modernas tecnologias,hoje já temos até impressoras 3d.
ResponderExcluirA educação é muito importante no trabalho com as tecnologias, pois para trabalhar necessita de profissionais qualificados que tenha uma boa educação.
ass: Viviane Beiral
ResponderExcluirturma: CN 1002
Achamos o texto interessante, a evolução foi importante pois trouxe vários recursos e tecnologias, como o surgimento da energia elétrica, e é importante para nossa sociedade, que continuará a evoluir.
ResponderExcluirA primeira revolução foi praticamente restrita a Inglaterra onde foi criada a tecelagem e a força a vapor, com isso foram criadas diversos recursos entre outros. vem evoluindo e ajudando fazendo melhoras na educação.
Ruana Beiral e Liliane Mello CN1002
na minha opinião apesar de grande e chato, o texto nos mostra o inicio da tecnologia com a Revolução Industrial.Muitas pessoas usam a tecnologia sem saber como td começou, é verdade que pessoas como eu não veem a importância de saber a origem mas, quando se trata de um ponto agente pensa e percebemos que na primeira revolução foram criados a máquina a vapor e na segunda a hidrelétrica e assim continua desenvolvendo e aperfeiçoando até os dias de hoje melhorando e viciando(pessoas q não sabem utilizar) as pessoas.
ResponderExcluiralunas: Leila Dias e Sara do Carmo
cn:1002
A Revolução Industrial certas pessoas nem sabem como começou a era da internet e nem se importam,a partir dessa época que conhecemos realmente algumas tecnologias e se não fosse isso não teríamos computadores celulares tudo o que temos hoje é fruto disso.
ResponderExcluirESTAMOS EVOLUINDO CADA DIA MAIS E IREMOS CONTINUAR ESSA GRANDE EVOLUÇÃO.
Telma (1002CN)
Nos achamos que a educaçao è muito importante no trabalho com as tecnologias ͵pois para trabalhar necessita de profissionais qualificados que tenha uma boa educaçao .
ResponderExcluirA revoluçao industrial colaborou para o impulso tecnologico que se aperfeiçoa a cada dia mais .O mais importante e que todos tenham acesso a tecnologia e usa-la de acorde ,pois ter a tecnologia e nao usa-la adequadamente nao e um bom caminho
Turma :1002
Serie : 1ano
Alunas : Tais dos santos. N 24
Lannay oliveira. N 01
As revoluções ajudou muito no desenvolvimento tecnológico e na aprendizagem dentro de sala de aula, com o uso dos computadores as aulas se tornam divertidas,os alunos passam a querer aprender e tudo se torna mais fácil, reunindo a educação com a tecnologia.
ResponderExcluirMaria Laura 1002 CN