quinta-feira, 24 de abril de 2014

Texto 6.2bi - A evolução das tecnologias!

·         A evolução tecnológica
Evoluções Tecnológicas ocorrem durante toda a existência do homem, sendo impulsionadas pela necessidade — e também pelo instinto humano de desenvolver-se. Há também a evolução que ocorre espontaneamente, mas é somente observada quanto à descoberta do fogo. Nesse caso, fala-se em descoberta, e não em desenvolvimento, criação, construção, etc. Entretanto, esta descoberta pode ser considerada como tecnologia, pois foi uma simplificação do modo de vida do ser humano e amplificação de sua atuação no planeta, que abrangeu em grandiosa amplitude, permitindo um avanço geral, e não só focalizado em uma única situação.
À questão da necessidade, pode-se dizer que impulsionou cada vez mais a criação de tecnologia, pois o homem sempre precisou estar evoluindo e adaptando-se ao mundo. Essa questão está relacionada aos determinados períodos históricos, e tendo diferentes intensidades de evolução em cada um. Dessa forma, é na atualidade que a necessidade impõe uma maior evolução tecnológica, de maneira alguma alcançada antes desse período contemporâneo. Esses fatores explicam como a evolução tecnológica ocorreu, sendo, basicamente, iniciado por instrumentos rudimentares de caça (em tempos dos hominídeos), passando a desenvolver-se mais em tempos modernos, e chegando ao intenso grau de evolução atual.
Pode-se afirmar, então, que a tecnologia tem a tendência de aumentar a intensidade de sua evolução, cada vez em um compasso maior, bem como o homem quanto à sua necessidade de obter mais tecnologia para a sua adaptação às mudanças globais — estas causadas pela própria evolução da tecnologia que implica ao homem uma dependência gradativa por ela
A Revolução Industrial é a característica marcante desse período contemporâneo. Ela teve início, porém, nos tempos modernos, mas foi principalmente a partir desta época que se difundiu. A Revolução Industrial divide-se da seguinte maneira:
·        1ª Revolução Industrial: de 1760 a 1850, praticamente restrita à Inglaterra. Os principais aperfeiçoamentos foram no ramo de tecelagem, tendo também a introdução da força a vapor.
·         2ª Revolução Industrial: de 1850 a 1900, com difusão pela Europa (Bélgica, França, Alemanha, Itália e, no final do século, Rússia), América (Estados Unidos) e Ásia (Japão — a partir de 1868). Agora, surgem novas formas de energia elétrica — como a hidrelétrica —, novos derivados do petróleo — como a gasolina, sendo utilizada posteriormente pelos motores a explosão. Houve também grande desenvolvimento do transporte marítimo e terrestre — como, respectivamente, barcos e locomotivas a vapor.
·     3ª Revolução Industrial: de 1900 até os tempos atuais com a sua expansão pelo mundo inteiro. Compreende o aperfeiçoamento dos inventos, tendo principalmente a explosão do processo evolutivo. Assim, apresenta novas técnicas industriais e energéticas, e expansão dos meios de comunicação.
As tecnologias e a Velocidade da História
Há momentos em que a história corre mais depressa. Estamos em um deles. As mudanças tecnológicas têm sido meteóricas. Na década de 70, uma inovação industrial durava, em média, dois anos. Na década de 80 passou a durar apenas um ano. Depois disso tornava-se obsoleta ou era apropriada por grande parte dos concorrentes. Na década de 90, a duração passou para apenas seis meses.
Não é a primeira vez que a história corre mais depressa. James Watt, em 1780, ao inventar um motor a vapor deu um enorme impulso nas indústrias têxteis e metalúrgicas e acelerou sobremaneira a Revolução Industrial. Michael Faraday, em 1832, ao inventar o motor elétrico, proporcionou uma fantástica arrancada na automação da produção industrial. Samuel Morse ao inventar o telégrafo em 1838 fez a transmissão das informações saltar da velocidade de um cavalo ou de um navio para a velocidade da luz. Incorporado nas estradas de ferro, o telegrafo deu ao transporte ferroviário um grande impulso, permitindo a interiorização das indústrias. Nesses três exemplos, a velocidade da história disparou.
As tecnologias mudam os contextos produtivos, transformam os mercados de bens e serviços e provocam mudanças sociais e institucionais de profundidade. As mudanças atingem as áreas social e política. Há pouco mais de quinze anos a cortina de ferro estava em pé. O Japão fazia inveja ao resto do mundo com altas taxas de crescimento econômico. Nelson Mandela era tratado como um prisioneiro de guerra. Fernando Henrique Cardoso era socialista. Luiz Inácio Lula da Silva combatia o Fundo Monetário Internacional. Em pouco tempo, a cortina caiu. O Japão entrou em recessão crônica. Nelson Mandela transformou-se em um ícone da democracia. Fernando Henrique saiu do governo como neoliberal. E Lula aderiu à ortodoxia do monetarismo.
Ou seja, nos dias de hoje, a história corre depressa por força de mudanças tecnológicas que revolucionam os processos produtivos e provocam mudanças sociais.
Tecnologias e Novas Oportunidades
As novas tecnologias permitiram criar uma imensidão de novos produtos e processos que, quando absorvidos pelos consumidores, geraram uma grande quantidade de postos de trabalho. Observem a quantidade de empregos que surgiu em torno do telefone celular, do automóvel, da televisão, do videocassete, do CD player, do DVD, do tênis, da calça jeans, etc. Trata-se de inovações que foram bem recebidas pelos consumidores e que geraram muitos postos de trabalho - diretos e indiretos.
Vários outros efeitos positivos podem ser relatados tanto para os trabalhadores como para os consumidores. Por exemplo, os avanços da biotecnologia, das técnicas de embalagem, da preparação de alimentos, da refrigeração e de transporte têm permitido aos seres humanos contar com uma alimentação fresca e barata todos os dias. No campo da saúde, os avanços da ciência da tecnologia têm prevenido doenças que há pouco tempo não eram sequer diagnosticadas. A vida média foi alongada e isso instigou a ativação de outras atividades como, por exemplo, a produção de bens e serviços voltados para os idosos o que, por sua vez, gerou muitos empregos.
A incorporação de tecnologia nos bens de consumo tem provocado drásticas reduções de custos e de preços o que facilita o acesso das pessoas a esses bens. Até mesmo os países mais pobres têm ampliado o seu acesso a alimentos, medicamentos, vestuário e outros bens para atender as necessidades dos grupos de baixa renda.
Tecnologias, Educação e Trabalho
A educação continuada tem um importante papel no processo de ajuste. As máquinas têm se tornado muito baratas e bastante inteligentes. Para acompanhar a sua evolução e tirar o máximo rendimento das novas tecnologias, não basta ser adestrado. É preciso ser educado. A educação de boa qualidade passou a ser uma condição básica para se ajustar os trabalhadores aos novos ambientes de trabalho e às novas tecnologias.
As tecnologias, de um modo geral, demandam profissionais mais qualificados (Freyssenet, 1990). Para os que não se ajustam imediatamente a elas, o retreinamento é necessário e, ao mesmo tempo, difícil quando a educação básica é precária. Em muitos casos, as empresas são levadas a despedir trabalhadores que se tornam inempregáveis em face de novas tecnologias e são levados a contratar outros de nível educacional mais alto. Para os trabalhadores, não há nada mais dramático do que a obsolescência humana.
No Brasil, a má qualidade da educação básica tem sido o calcanhar-de-aquiles para o convívio com as novas tecnologias. O novo mundo da produção, baseado em tecnologias que mudam a cada dia, requer das sociedades um sistema de educação permanente. Pesquisa realizada em vários países da União Européia indica que para 80% dos trabalhadores, as novas tecnologias elevaram a demanda por qualificação (Burchell e outros, 2003). E, neste caso, estamos falando de uma força de trabalho que já possui um alto nível de educação e qualificação profissional.
Essa exigência por mais qualificação vai perseguir o trabalhador do futuro de modo crescente. Para conviver na sociedade do conhecimento, ele terá de saber "o quê", "por que", "como" e "quem". Saber "o que" significa possuir as informações básicas. Saber o "por que" implica no conhecimento dos princípios e processos. Saber o "como" significa estar apto para realizar determinadas tarefas que mudam a cada instante. Saber "quem" é uma alusão à capacidade de pesquisar junto às fontes que sabem o que ele não sabe (Bengtsoon, 2002).
Os sistemas atuais de educação foram construídos há mais de 100 anos e se restringem basicamente a ensinar o que. A maioria da força de trabalho do Brasil não domina os princípios que estão por trás de suas tarefas e raramente conseguem se informar com quem os domina.
As sociedades do conhecimento terão de criar sistemas de financiamento de sistemas de educação que cumpram essas quatro tarefas e que garantam a aprendizagem durante toda a vida das pessoas. É um desafio enorme, mas que vem sendo superado pelas nações mais avançadas que atrelam os sistemas educacionais a parcerias eficientes entre o público, o privado e o voluntário. Mesmo no Brasil, as agências de formação profissional, como SENAI e SENAC, as escolas técnicas e muitas universidades vêm se esforçando para entregar no mercado de trabalho ex-alunos mais qualificados. As cidades onde se localizam os centros de pesquisa e de formação profissional tendem a elevar o nível de educação e de remuneração da população em geral. O IPEA identificou cerca de 250 municípios que estão nessas condições. Nelas, a proporção de pessoas com nível universitário é mais de três vezes da proporção encontrada nos demais 5 mil municípios do país. O mesmo acontece com a renda média (De Negri, 2004).
O desenvolvimento da capacidade para viver nesse novo mundo é a única forma dos trabalhadores poderem usufruir salários e benefícios mais altos. Esse novo mundo exige uma recomposição das habilidades de trabalho.
Conclusão
Em suma, a entrada de novas tecnologias nos ambientes de trabalho transforma o modelo organizacional das empresas, reduz os escalões intermediários, provoca mudanças na composição da mão-de-obra, eleva a necessidade por maior qualificação, eleva a produtividade das empresas e dos trabalhadores e, em contrapartida, exige um maior empenho e comprometimento das pessoas para com as empresas o que, por sua vez, demanda a introdução de novos métodos de incentivo. Ou seja, as transformações decorrentes das mudanças tecnológicas têm um largo desdobramento. Para o legislador, tornou-se impossível criar proteções legisladas que cubram todas as situações e os problemas decorrentes dessas mudanças. Cada vez mais, as disfunções trazidas pelas novas tecnologias são resolvidas através de esforços de negociação nos quais a cooperação toma lugar da confrontação, pois jamais as empresas e os trabalhadores conseguirão vencer a guerra da competição externa se não superarem os desentendimentos internos.
 Agora deixe seu comentário sobre o texto e tragam para a sala de aula uma pesquisa sobre uma das três Revoluções Industriais citadas no texto, escolham um dos períodos e tragam o máximo de informações possíveis para a sala. 

TRABALHO EM GRUPO DE 4 ALUNOS CADA. PARA O DIA  06/05/2014


18 comentários:

  1. A Revolução Industrial foi e é um grande passo do homem na história. Marca o começo de uma nova era, se podemos dizer ''a era da facilidade''. A Revolução Industrial foi dividida em três ''partes''. A primeira revolução foi praticamente restrita a Inglaterra onde foi criada a tecelagem e a força a vapor, a segunda foi mais na parte da Europa onde foi criado a hidrelétrica e a gasolina e a terceira se espalhou no mundo todo, onde a meta foi aperfeiçoar os inventos.
    Essas tecnologias foram e são muito prestativas. Aceleraram muito a produção, aumentando o consumo e a venda de produtos. O que movimentou a economia no mundo. Mais isso nos trás um prolema, isso vem diminuindo muito os empregos, gerando assim obviamente desemprego, aumentando a pobreza. Hoje em dia com as grandes tecnologias é importante ter pessoas qualificadas, o que está em falta no mercado de trabalho, esse é o fato.
    Vitória Maria e Victória Barbosa. 1002 CN

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  2. Com esse avanço que a tecnologia está cada vez mas por toda parte em nosso dia a dia. Por exemplo: para que nós seres humanos economizamos esforço físico e aumentamos a produção de produtos que são feitos em fabricas. A tecnologia ajuda também no processo da educação, fazendo que as pessoas aprendam melhor e de modo de deferente, e ajuda com a formação de novos profissionais!

    Israel Felipe CN 1001

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  3. As necessidades do homem impulsionam os avanços tecnológicos. Desde o inicio dos tempos foi assim,o homem precisava de fogo para se aquecer,para cozinhar alimentos, etc, então o homem criou o fogo e assim por diante.
    Os avanços tecnológicos são de suma importância para o homem, pois eles melhoram e facilitam a nossa vida.
    A Revolução Industrial foi muito importante, pois impulsionou os avanços tecnológicos que facilitou muito a nossa vida, alguns deles são usados até hoje outros foram aperfeiçoados.
    A tecnologia é muito abrangente, pois facilita a nossa vida de modo geral. No nosso dia-a-dia,facilitou tarefas domésticas, agilizou a locomoção de pessoas... Na educação, facilitou o trabalho dos professores, ajudou os alunos na compreensão de matérias... porém temos grandes problemas, ao utilizar as tecnologias na educação,como poe exemplo, falta professores que estejam capacitados para lidar com as tecnologias na educação.
    Mas de modo geral, as tecnologias são importantes e necessárias, pois facilitam tarefas diárias, nos divertem, nos trás conhecimento, etc.
    O desfio é fazer com que todas as formas de tecnologias se tornem de fato acessível a todos, e que todos tenham capacidade de utilizar e conviver com elas.
    Carolayne F. Saldanha 1001 - CN

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  4. A revolução Industrial marca a historia do homem naquela epoca com o descobrimento do fogo eles passaram a ter abrigos aquecidos, a cozinhar carne e proteger de feras perigosas e é ate hoje. A tecnologia é muito importante, cada dia que passa tem metodos diferentes para ser usado por exemplo as maquinas de trabalho de hoje em dia e mais facil pois antigamente nao existia era trabalho brasal mais pesada do que hoje em dia, com o avanço da tecnologia facilitou a nossa vida .
    Jéssica cn 1001

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  5. Eu acho muito interessante nós repararmos como vem vindo o avanço tecnologico, nós compararmos dequando era ate o dia de hoje...
    eu não vejo os avanços tecnologicos como uma mar coisa para a sociedade, estão sertos quem diga que os avanços tecnologicos tem gerados muitos poblemas para a sociedade como o desemprego mais eles nos facilita com um leque de metos que são capazez de supri nossas nescessidade...
    Adriano costa da silva
    cn 1001

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  6. Eu acho muito importante para nós acompanhar a evolução da tecnologia, pois ela é quem nos da vários meios de ver o mundo hoje em dia, como antigamente as coisas eram mas precárias e a tecnologia fez abrir as portas pra novas oportunidades.
    O mais importante é que todos tenham acesso a tecnologia e usa - lá de acordo, pois ter a tecnologia e não usa - lá adequadamente não é um bom caminho.
    Brenda Tavares Cn 1001

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  7. O texto é muito interessante,pois está falando das "Evoluções Tecnológicas". A questão da necessidade,pode_se dizer que impulsionou cada vez mais a criação da tecnologia,e a Revolução Industrial é a característica marcante desse período,pois a partir dessa época que se difundiu.
    Também está falando das tecnologias em relação a velocidade da história,as novas oportunidades,a educaçãoe e o trabalho.
    Lidiany Rodrigues_CN 1002

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  8. se não fosse a evolução tecnológicas nos não teríamos os tabletes, celulares, Notebook etc, e também com esses avanços tecnológicos as pessoas podem falar com outra pessoa que estar do outro lado do mundo em segundos nos seres humanos temos que nos adaptar a esses novos inventos que vem surgindo

    Gabrielly cn1001

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  9. na minha opinião a evolução tecnológica não parou e nem vai parar pois a cada dia temos uma nova novidadetecnologica e eu acho isso uma marabilha acho otimo para se utilizar no ensino e no lazer.
    a revolução industrial colaborou para o impulso tecnológico que se aperfeiçoa a cada dia mais.
    Flaviany N.Saldanha-CN-1001

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  10. nos achamos o texto muito interessante porque fala o quanto a tecnologia vem avançando e o quando ela é importante porque com ela nos aprendemos varios outros tipos de conhecimento.e essa revolução de tecnologias esta ajudando tanto no aprendizado quando na saude entre outros.
    Alunas: Rayane Moreira e Siliane Nunes
    turma: 1002CN

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  11. A evoluçao tecnologicas não parou e nem vai parar pois e a cada dia vai crescer maise e nos achamos muito importante para nós acompanhar a evolução da tecnologia, pois ela é quem nos da vários meios de ver o mundo hoje em dia, como antigamente as coisas eram mas precárias e a tecnologia fez abrir as portas pra novas oportunidades.E que hhoje em dia a evolução das tecnologias ajudam tambm em escolas
    Alunas: Lara e maria aparecida
    Turma:cn 1002

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  12. Enfim, a tecnologia vem evoluindo de uma forma muito rápida desde a Revolução Industrial que teve o início das tecnologias, até chegar hoje com as modernas tecnologias,hoje já temos até impressoras 3d.
    A educação é muito importante no trabalho com as tecnologias, pois para trabalhar necessita de profissionais qualificados que tenha uma boa educação.

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  13. ass: Viviane Beiral
    turma: CN 1002

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  14. Achamos o texto interessante, a evolução foi importante pois trouxe vários recursos e tecnologias, como o surgimento da energia elétrica, e é importante para nossa sociedade, que continuará a evoluir.
    A primeira revolução foi praticamente restrita a Inglaterra onde foi criada a tecelagem e a força a vapor, com isso foram criadas diversos recursos entre outros. vem evoluindo e ajudando fazendo melhoras na educação.
    Ruana Beiral e Liliane Mello CN1002

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  15. na minha opinião apesar de grande e chato, o texto nos mostra o inicio da tecnologia com a Revolução Industrial.Muitas pessoas usam a tecnologia sem saber como td começou, é verdade que pessoas como eu não veem a importância de saber a origem mas, quando se trata de um ponto agente pensa e percebemos que na primeira revolução foram criados a máquina a vapor e na segunda a hidrelétrica e assim continua desenvolvendo e aperfeiçoando até os dias de hoje melhorando e viciando(pessoas q não sabem utilizar) as pessoas.
    alunas: Leila Dias e Sara do Carmo
    cn:1002

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  16. A Revolução Industrial certas pessoas nem sabem como começou a era da internet e nem se importam,a partir dessa época que conhecemos realmente algumas tecnologias e se não fosse isso não teríamos computadores celulares tudo o que temos hoje é fruto disso.
    ESTAMOS EVOLUINDO CADA DIA MAIS E IREMOS CONTINUAR ESSA GRANDE EVOLUÇÃO.
    Telma (1002CN)

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  17. Nos achamos que a educaçao è muito importante no trabalho com as tecnologias ͵pois para trabalhar necessita de profissionais qualificados que tenha uma boa educaçao .
    A revoluçao industrial colaborou para o impulso tecnologico que se aperfeiçoa a cada dia mais .O mais importante e que todos tenham acesso a tecnologia e usa-la de acorde ,pois ter a tecnologia e nao usa-la adequadamente nao e um bom caminho
    Turma :1002
    Serie : 1ano
    Alunas : Tais dos santos. N 24
    Lannay oliveira. N 01

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  18. As revoluções ajudou muito no desenvolvimento tecnológico e na aprendizagem dentro de sala de aula, com o uso dos computadores as aulas se tornam divertidas,os alunos passam a querer aprender e tudo se torna mais fácil, reunindo a educação com a tecnologia.

    Maria Laura 1002 CN

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Aos usuários deste blog,
seus comentários são muito importantes para todos nós que usufruímos deste blog, por tanto, peço respeito no que vocês tem a dizer e que tenham tanto carinho com suas palavras quanto eu tive em escolher as minhas.
Agradeço desde já,
Maria Clara Magalhães.