quarta-feira, 9 de maio de 2012

ARTE NA CRUZ!

Caroa alunos assistam este vídeo com muito atenção, pois iremos discutí-lo na nossa próxima aula. Façam um comentário sando a sua opinião sobre todo o vídeo e destaquem uma parte e digam porque esta parte chamou mais a sua atenção,ok?
Espero que gostem e só para lembrar: vale ponto!

24 comentários:

  1. Thaís Santos - 1003 (2012)14 de maio de 2012 às 11:26

    Gostei do vídeo porque mostra que a crucificação foi o tema recorrente na arte ocidental .. A arte da cruz mostra como se retratou a Paixão de Cristo desde o tempo antigo até a atualidade. As imagens mostram que os primeiros cristões utilizavam catacumbas subterrâneas , e até que as gloriosas interpretações dos artistas do renascimento e as modernas visões do artista .
    A parte que eu mais gostei do vídeo foi logo no começo quando diz o significado dos símbolos que tinham dentro das catacumbas subterrâneas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cruz é um símbolo poderoso, cheio de significados. Os símbolos nas catacumbas, o começo de tudo, são muito interessantes, cocncordo com vc.
      Bjs, MClara.

      Excluir
  2. Laysla Lacerda 1001(2012)
    Bom , a parte que eu mais gostei foi que as interpretações que os artistas do Renascimento como:Miguel Ângelo e Rafael usavam para interpretar a crucificação naquela época. E a arte da cruz mostra como retratou a Paixão de Cristo desde os tempos precários até hoje . E também as primeiras imagens utilizadas foram em catacumbas de Roma. E Também mostra os maiores artistas mundiais e a sua relação com uns dos assuntos mais importantes do cristianismo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito das interpretações feitas pelos artistas do Renascimento. São lindas! Para mim são as obras que nos mostram um sentimento espiritual, etério.
      Bjs, MClara.

      Excluir
  3. A parte que eu gostei foi do cristialismo . Os fatores históricos do cristianismo são: em primeiro lugar, a religião israelita; em segundo lugar, o pensamento grego e, enfim, o direito romano. De Israel o cristianismo toma o teísmo. É o teísmo um privilégio único deste povo pequeno, obscuro e desprezado; os outros povos e civilizações, ainda que poderosos e ilustres, são, religiosamente, politeístas, ou, no máximo dualistas ou panteístas. De Israel toma o cristianismo, também, o conceito de uma revelação e assistência especial de Deus. Daí a idéia de uma história, que é desenvolvimento providencial da humanidade, idéia peculiar ao cristianismo e desconhecida pelo mundo antigo, especialmente pelo mundo grego. o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o Islamismo e o Judaísmo. eu entendi isso . bY:Leonara

    ResponderExcluir
  4. Turma: 1001
    Gostei muito do filme, pois ele retrata o cristianismo de acordo com os seus conhecimentos oferecidos pela grande diversidade cultural e também pelas técnicas adotadas.
    A parte que mais me chamou a atenção foi um pintor que relatou em um quadro a crucificação de uma forma brusca, mais muitas pessoas disseram não ter gostado do quadro, pois não conseguem admitir que foi o próprio ser criado por deus que matou o seu único filho.
    Muitos nunca pararam para pensar por esse lado mais é a realidade nós somos seres irracionais às vezes não pensamos mais agimos antes do pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parar para pensar é o ponto alto, neste vídeo. Ele nos informa e ao mesmo tempo nos faz refletir sobre muitas coisas. Que bom que vc gostou!
      Bjs, MClara.

      Excluir
  5. O que mais me chamou atenção no vídeo foi a hora que falou sofre o significado da cruz, em relação a morte de Jesus que a cruz expressava o sofrimento mais também a vitoria de Cristo perante seus inimigos.
    O vídeo é bom, é o que também chamou atenção foi o pintor que se colocou no lugar de Jesus no quadro da crucificação, pois ele relatou que Cristo sofreu no nosso lugar. Que se não fosse por amor a nós, nos que teríamos sidos crucificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes se colocar no lugar dos outros é muito difícil, mas quando conseguimoe vemos o mundo de um outro ponto de vista. Acho que foi isso que Matisse quiz nos dizer.
      Bjs, MClara.

      Excluir
  6. O que me chamou mais atenção foi as imagens que mostravam a crucificação de Jesus.
    e como mostra o fanatismo deles em relação a crucificação.
    A imagem que mais me chamou atenção foi a que mostrou Jesus fortemente crucificado, tudo machucado e não apenas que com as mãos ensaguentadas, e muitas pessoas não aceitam aquela imagem, por não querer ter o sentimento de culpa em relação a crucificação, eles preferem a creditar que foi algo menos doloroso.

    ResponderExcluir
  7. Dhulha Aparecida 1003(2012)15 de maio de 2012 às 15:39

    Eu gostei do video, pois ele retrata o cristianismo de acordo com os seus conhecimentos oferecidos pela grande diversidade cultural e também pelas técnicas adotadas.aparte que eu mais gostei logo no inicio do video que fala sobreo cristianismo que e uma religião baseada mais em imagens no mundo.os antigos,gregos e romanos,um dos cristaos decoravam suas casas imagens poderosissima.

    ResponderExcluir
  8. Dhulha Aparecida 100315 de maio de 2012 às 15:45

    eu gostei do video, pois ele retrata o cristianismo de acordo com os seus conhecimentos oferecidos pela grande diversidade cultural e também pelas técnicas adotadas.
    aparte que eu mais gostei logo no inicio do video que fala sobreo cristianismo que e uma religião baseada mais em imagens no mundo.os antigos,gregos e romanos,um dos cristaos decoravam suas casas imagens poderosissima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dhulia, que bom que vc gostou do filme. Na nossa próxima aula você me explica melhor o que vc gostou mais do filme, ok?
      Bjs, MClara.

      Excluir
  9. Gostei muito do video pq com ele aprendi mais sobre a arte da cruz sagrada, onde Jesus Cristo morreu.O q eu mais gostei no video foram as imagens q são bastante detalhadas e dizem bastante sobre o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte é a janela da história. Não sei quem disse isso e se foi desse modo, mas eu acho que entender a história do mundo pelos olhos da arte é incrível.
      Bjs, MClara.

      Excluir
  10. Myllena Peres - 100315 de maio de 2012 às 18:01

    O video explica que a imagem da Santa Cruz, tem varios significados, ela vem sendo usado a milhares de anos como simbolico artistico, o video também mostra como vem sendo retratada a crucificação e morete de jesus, e os fatos que aconteceram posteriormente, e o cristianismo e fala breves coisas sobre a religião pagã. A parte que eu mas gostei foi quando ele explicou os simbolos na catacumba também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myllena, também acho muito interessante saber como tudo começou. Explica muitas coisas.
      Bjs, MClara.

      Excluir
  11. Gabriela Salotto - 100315 de maio de 2012 às 19:05

    Interessantemente esse vídeo por que eu não sabia de varias coisa como por exemplo o constantino, eu sempre pensei que ele era uma pessoa mal mas ele não é , essa foi a parte mais interessante que eu achei, esse vídeo me esclarece varias coisa sobre a crucificação também . gostei bastante .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Constantino era um rei muito inteligente. Ele sabia que se não juntasse os princípios da religião cristã com a pagã, sua Roma iria ruir em brigas e politicamente isso não poderia acontecer.
      Bjs, MClara.

      Excluir
  12. gostei muito do filme...gostei da parte onde ele fala quem em varias partes do mundo a imagem d jesus crusificado e reprezentada de uma manera diferente tem lugares que a imagem de jesus aparece com barba tem outras que nao,tem umas que suas roupas sao diferentes,em fim gostei muito legal...

    ResponderExcluir
  13. Dayvit, isso se deve ao modo de interpretação de cada artísta. Por isso as diferenças na aparência de Jesus.
    Abraços, MClara

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei muito do vídeo, porque ele mostra vários artista que fizeram obras incríveis em épocas diferentes, mais que muitas vezes ate tem certa ligação. Me chamou muita atenção o modo em que os símbolos das catacumbas eram postos e os significados deles. Gostei também das que mudam um pouco do foco principal, a cruz, em que o centro da imagem é outras pessoas. Me chamou muita atenção os detalhes, as feridas, a forma triste em que eles interpretaram, a aparência de dor de algumas obras e outras que tem a face mais amenizada, umas que são bem chocantes, que mostram vários modos de reproduzir a arte na cruz.

    ResponderExcluir

Aos usuários deste blog,
seus comentários são muito importantes para todos nós que usufruímos deste blog, por tanto, peço respeito no que vocês tem a dizer e que tenham tanto carinho com suas palavras quanto eu tive em escolher as minhas.
Agradeço desde já,
Maria Clara Magalhães.