segunda-feira, 28 de março de 2011

EGITO

A ARTE NO EGITO
Você já ouviu falar no Egito? Já viu algum filme que falasse neste país? E na Cleópatra?Nas pirâmides? Na Esfinge que falava ”Decifra-me ou devoro-te”? Nas múmias? Já descobriu que figura é a do artigo anterior a este?Não? Então preste atenção, pois o Egito desenvolveu uma das principais civilizações da Antiguidade e nos deixou uma produção cultural riquíssima.
Para sabermos essas respostas e outra mais, pesquisadores e arqueólogos descobriram informações detalhadas sobre esta cultura através da sua escrita bem estruturada. O aspecto cultural mais significativo do Egito antigo era a religião, que tudo orientava. Acreditavam em vários deuses e na vida após a morte, mais importante que a vida terrena. A felicidade e a garantia de vida depois da morte dependiam dos rituais religiosos. A arte, lógico que não poderia deixar de falar nela, refletia essa visão religiosa, que aparece representada em túmulos, esculturas, vasos e outros objetos deixados junto aos mortos.
Neste nosso novo tema sobre a história da arte, vamos nos aprofundar mais na arte deste povo tão intrigante e tão importante para a arte dos dias de hoje. Vocês irão se aprofundar mais sobre o assunto mais vou dar uma direção para o início desta viagem:

AS DIVISÕES DA HISTÓRIA IGÍPSIA NA ANTIGUIDADE

Duração
Período
Por volta de 3200 a 2200 a.C.
Antigo Império
Por volta de 200 a 1750 a.C.
Médio Império
Por vlta de 1580 a 1085 a.C.
Novo Império


Atividade 1: Vamos pesquisar!
Pesquise sobre a arquitetura, a pintura e a escultura egípcia e responda as perguntas abaixo.
1.     Que característica da cultura egípcia foi decisiva para a grandiosidade de sua arquitetura? Cite um exemplo de obra arquitetônica que evidencie isso.
2.     Na pintura, o artista egípcio tinha de seguir diversas regras, como a regra da frontalidade. O que essa regra determina?
3.     Embora houvesse rígidas regras na pintura egípcia da Antiguidade, alguns aspectos técnicos ainda não preocupavam os artistas do período. Aponte dois deles.
4.     Qual era a importância da escultura para os egípcios?
5.     O que permitiu que tantas informações sobre a cultura do Egito antigo chegassem até nós?
6.   Diga o nome da figura e o autor da obra que está postada no artigo anterior e dê a sua opinião;

Atividade 2 : Construindo uma pirâmide:
Observe as figuras abaixo. São as pirâmides do deserto de Gizé construídas a mando dos faraós de Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Para construirmos uma pirâmide de base quadrada, como as egípcias, você vai precisar de:
·         Cartolina branca;
·         Folha de rascunho;
·         Instrumentos de medida, como: régua (compasso, transferidor e esquadros);
·         Cola e tesoura sem ponta;
Essas atividades serão para o dia 05/04/12; A atividade1 para correção em sala e a atividade 2 para fazer em sala.




9 comentários:

  1. Eu achei esse video interessante, porque fala sobre a arte agípicia. Eles pintam as piramides para mostrar como eles viviam e isso era bonito.
    Achei interessante também a mumificação,para gente do século 21 é estranho isso, mais pra eles isso era super importante.

    ResponderExcluir
  2. CADE AS RESPOSTAS?????????
    PORQUE OS PROFESSORES NUNCA PÕE AS RESPOSTAS????

    ResponderExcluir
  3. e memo vao toma banho na soda

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber as respostas dos exercicios das duas atividades, se poder me enviar um e-mail com as respostas ajudaria muito, obrigado!
    meu e-mail é mapelegrino9@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se a anabel ver isso ela te mata! rayssa (=

      Excluir

Aos usuários deste blog,
seus comentários são muito importantes para todos nós que usufruímos deste blog, por tanto, peço respeito no que vocês tem a dizer e que tenham tanto carinho com suas palavras quanto eu tive em escolher as minhas.
Agradeço desde já,
Maria Clara Magalhães.