terça-feira, 1 de março de 2011

Arte. Desde quando ela existe?

A representação do mundo:
O ser humano sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive (pessoas, animais, objetos e elementos da natureza, etc.) e os seres que imagina – divindades.
As formas de expressar essas idéias vêm através das artes visuais (desenho, pintura, grafite, escultura, etc.) _ da literatura, da dança, da música e do teatro.
Os artistas, no decorrer da história, sempre representam o mundo da maneira que eles viam e imaginavam além de querer expressar para os observadores, uma idéia ou sentimento especial. Compreender esse modo de expressar é importante para entender a história da arte e apreciar e valorizar a nossa criação artística e a de outros povos.
Observe essas figuras e perceba que nem sempre elas são cópias da realidade:
               
Arte temporária – Dinossauro de balões de encher         Mãos em negativo – Rupestre            Andy Warhol Três garrafas de coca-cola

Agora é com você. Pesquise na internet (use a barra de pesquisa do blog) as primeiras manifestações artísticas da história do mundo. A ARTE RUPESTRE, do latim rupes, rocha, são as figuras feitas pelo ser humano que foram desenhadas pelo homem pré – histórico com a intenção de contar a sua história, seu cotidiano e descrever o ambiente em que viviam. Essas pinturas foram encontradas na Europa e no Brasil. Faça um texto respondendo as seguintes questões:
  1. Que acontecimentos marcaram o início do interesse do artista pré-histórico em retratar a figura humana?
  2. Sobre a questão anterior, o que podemos concluir quanto à importância da arte na história humana?
  3. Considere a sua pesquisa sobre a arte rupestre brasileira e responda:
a)   Como é classificada a arte rupestre brasileira? Descreva os dois tipos.
b)   Quem são os prováveis autores destas obras, gravuras e pinturas?
  1. A história do Brasil costuma ser contada a partir do ano de 1500. O que as descobertas arqueológicas brasileiras nos fazem concluir a esse respeito?
Faça uma pesquisa com capa, não se esquecendo de colocar seu nome e turma. Data da entrega do trabalho: 22/03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos usuários deste blog,
seus comentários são muito importantes para todos nós que usufruímos deste blog, por tanto, peço respeito no que vocês tem a dizer e que tenham tanto carinho com suas palavras quanto eu tive em escolher as minhas.
Agradeço desde já,
Maria Clara Magalhães.