quinta-feira, 3 de julho de 2014

TEXTO 7.2ºBI - JOGOS EDUCATIVOS

TECNOLOGIA
Os sites que divertem e ensinam Texto Marina Azaredo

Como aproveitar a tecnologia na Educação? Dicas e orientações para tirar o melhor da internet - com segurança.
Um dos principais símbolos dessa nova geração é justamente a internet. Seja ela via computador, seja via celular. A pesquisa Kids Expert 2008, encomendada pelo canal infantil Cartoon Network, mostra que 60% das meninas entre 7 e 15 anos ficam entre 30 minutos e quatro horas por dia conectados. Entre os meninos, o percentual é de 55%. Mais de 6 500 crianças foram entrevistadas no ano passado.
E o que essas crianças e esses adolescentes fazem na rede? Essa mesma pesquisa mostrou que eles passam boa parte do tempo em programas de mensagens instantâneas e redes sociais, como Twitter e Facebook, conversando com amigos e visitando álbuns de fotos - passatempos que não necessariamente acrescentam algo à formação intelectual. 
O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS. 
A pesquisa apresentou uma lista de sites educativos para crianças e adolescentes e solicitou a avaliação de sete especialistas em Educação:
·       Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
·       Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS
·       Humberto Estevam, diretor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) 
·       João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP e coordenador pedagógico da Escola Moppe, em São José dos Campos (SP)
·       Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania
·       Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP 
·       Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.
·       Atividades Educativas (http://www.atividadeseducativas.com.br/)
O que é: Como o próprio nome diz o site Atividades Educativas reúne diversas atividades educativas para crianças e adolescentes. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial.
Para quem: O site é recomendado para todas as idades. Crianças a partir dos 9 anos podem navegar de forma autônoma e explorar bem seus recursos. Crianças menores devem ter o apoio de um adulto para ajudá-las a navegar pelo ambiente.
Não perca: A lista de jogos mais populares do site. Há atividades para todas as faixas etárias.
Palavra da especialista: "É um site que mescla diferentes informações, conhecimentos e atividades que podem prender a atenção de crianças e jovens por um bom tempo, estimulando a aquisição de novos conhecimentos", avalia Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania

·      Discovery Kids Brasil (http://www.discoverykidsbrasil.com/)
O que é: O site do canal Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Há também uma seção para pais, com enquete, artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças.
Para quem: Assim como o canal, o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos. Mas, como há muita leitura, é importante que os pais naveguem junto com o filho.
Não perca: Os vídeos educativos. Há uma série interessante que explica conceitos opostos, como juntos/separados, longe/perto e embaixo/em cima.
Palavra da especialista: "O site tem entre suas principais qualidades o fato de não apelar ao consumo de produtos", segundo a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro.

. Jogos Educativos
O que é: O site Jogos Educativos reúne uma série de joguinhos que proporcionam uma interação saudável da criança com o computador.
Para quem: Ideal para crianças na faixa dos 5 anos.
Não perca: O Jogo do Alfabeto (http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-alfabeto.aspx), em que, a partir da forma das letras, as crianças devem montar um quebra-cabeça.
Palavra da especialista: "O site tem uma proposta educativa interessante. Alguns dos jogos não têm o enfoque das disciplinas, mas são coloridos e interessantes para formação do raciocínio lógico da criança e aquisição da linguagem escrita e tecnológica", afirma Adriana Bruno, da UFJF
·       Jogos para Crianças
O que é: O site Jogos para Crianças ( http://criancas.jogospara.com/Jogo-Piano.aspx e http://criancas.jogospara.com/default.aspx?idc=1 e http://criancas.jogospara.com/Jogo-Tenis.aspx)  apresenta jogos que podem estimular as crianças quanto a raciocínio, concentração e artes. O seu foco maior é a diversão, mas pode proporcionar ganhos educacionais indiretos. 
Para quem: Os jogos são indicados para crianças que estejam entre os 5 e os 8 anos de idade. Abaixo dessa faixa etária, fica um pouco mais difícil o manuseio e a diversão. Para os mais velhos, há a perda de interesse e a busca por algo mais elaborado, rápido e desafiador. 
Não perca: A seção "Puzzle", que tem vários quebra-cabeças virtuais. 
Palavra do especialista: "O site pode ser útil e estimular crianças menores quanto ao raciocínio, artes, lógica e concentração. Creio, porém, que seria necessário adicionar mais jogos, ampliando as possibilidades de diversão e, ao mesmo tempo, que a página fosse saneada quanto ao excesso de propaganda que apresenta", avalia João Luís Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP

·       Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônicahttp://www.maquinadequadrinhos.com.br/ )
O que é: O  Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica.
Para quem: É indicado para crianças de 4 a 12 anos.
Não perca: A possibilidade de fazer os próprios quadrinhos.
Palavra da especialista: "O site desenvolve a criatividade das crianças. Ele estimula a produção de textos e publica as histórias produzidas pelas crianças, depois de aprovadas pela equipe do site. Caso a publicação não seja imediata, as crianças interagem com a equipe e melhoram suas histórias, sendo uma atividade de aprendizagem", diz Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.

·      Pintores Famosos ( http://www.pintoresfamosos.com.br/ )
O que é: O site Pintores Famosos conta com a biografia de 37 pintores mundialmente famosos, abordando não apenas os fatos marcantes da vida de cada um, mas principalmente como se desenvolveram suas obras, relacionando-as com outros artistas do mesmo período. Ao lado do texto, há fotos de obras que ilustram o trabalho do artista.
Para quem: Pode ser utilizado por crianças a partir de 8 anos, pois a linguagem é bastante simples.
Não perca: As biografias de grandes pintores brasileiros, como Di Cavalcanti, Giovanni Oppido, Portinari e Tarsila do Amaral.
Palavra da especialista: "O site é indicado para pesquisas iniciais, porque o texto escrito de forma objetiva auxilia nos processos investigativos comumente solicitados em ambientes escolares", avalia Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

·      Só Matemática
O que é: Ótima opção para os que amam e odeiam matemática. O site  Só Matemática (http://www.somatematica.com.br/) oferece material de apoio e exercícios para os que querem treinar, se exercitar ou apenas se divertir. Há desafios, dicas, jogos matemáticos, um pouco de história e até auxílio para os vestibulandos.
Para quem: Pode ser usado por crianças a partir dos 6 anos e até por quem já está no ensino superior.
Não perca: Os ambientes interativos, como fóruns de discussão e comunidades.
Palavra da especialista: "O site pode ser utilizado nos espaços escolares e também em casa, para estudos complementares, combinando informação e conhecimento com diversão", analisa Melina Veiga, do Centro Universitário UniÍtalo e do Colégio Santa Marcelina

·      Povos Indígenas no Brasil Mirim
O que é: O PIB Mirim (http://pibmirim.socioambiental.org/pt-br)  integra o tema Povos Indígenas no Brasil (PIB) do Instituto Socioambiental (ISA), organização não-governamental brasileira com sedes em diferentes cidades do país. O site tem como objetivo divulgar informações qualificadas sobre os diferentes povos indígenas que vivem no Brasil. Pretende atingir crianças, usando uma linguagem divertida e educativa. 
Para quem: Crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos. 
Não perca: O canal Avatares(http://pibmirim.socioambiental.org/avatares) é muito interessante, pois disponibiliza mapas que identificam a localização de diversas tribos indígenas distribuídas pelo Brasil e imagens desses locais. 
Palavra da especialista: "O site disponibiliza textos, imagens e vídeos que abordam o tema de forma clara e objetiva e atividades interativas que despertam o interesse do aluno, sem perder de vista o seu objetivo, que é o estudo da diversidade cultural", avalia Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania

Agora que você já leu todos os comentários dos especialistas em educação sobre os sites, escolha três dos sites (clique nos links) e experimente suas atividades. Faça o comentário referente aos sites escolhidos. Dê sua opinião sobre o site, passeie por todo o site; Diga se foi fácil usá-lo ou não e descreva como você o usaria dentro de sala de aula com seus “futuros” alunos, ok? AGORA se DIVIRTAM!



22 comentários:

  1. Realmente hoje em dia muitas pessoas conseguiram achar uma maneira de assimilar jogos educativos para ajudar na educação de jovens e crianças.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia pais e professores buscam por meio da tecnologia, achar meios e jogos para educação do seus filhos e alunos . Juliana e Ariane cn1001

    ResponderExcluir
  3. O jogo interativo ajuda na melhoria da educação dos jovens como na aprendizagem

    Brenda
    Carolayne
    Gustavo
    cn 1001

    ResponderExcluir
  4. Com os jogos educativos os alunos aprendem com mais facilidade, ajuda na aprendizagem motora, pisicológica, raciocínio lógico e incentiva a criança ter mais vontede de aprender .... Os jogos ajuda no treiamento de abilidades motoras ,os jogos estimulam as crianças e adolescentes para a criatividade e imaginação ,a criar narrativas desenvolver habilidades cognitivas e motoras . Os professores estão começando a se aproximar das novas mídias através do uso do computador ,da internet, dos cursos de educação a distância, assim impresendivel que os professores e a escola se aproximem dessa nova forma de aprendizado. Amanda Paschal, Helena Ferreira, Jéssica Costa e Josiane Assumpta. Cn 1001

    ResponderExcluir
  5. Utilizando esses sites as crianças ou o adolescentes conseguem aprender mais coisas de uma forma que nao é chata,conseguimos nos divertir aprendendo conteúdos que possa nos ajudar em sala de aula.
    Tambem ajuda para que o aluno que tenha dificuldade em alguma materia pode tentar esse metodo para a aprendisagem.
    Flaviany Neves (CN-1001)

    ResponderExcluir
  6. justamente a internet é um dos principais símbolos dessa nova geração porém nem todos o jogos da internet são jogos educativos,alguns são meio inadequados ,mas realmente foi encontrado jogos que possa ajudar na educação das crianças,pois muito jovens dispersam seu tempo na internet apenas para redes sociais,porem com os jogos eletrônicos e o professor ,o aluno interage e usa a internet a seu favor,em forma de ensino e aprendizagem ...

    Grupo: Brendo F , Geovany S e Ana Karoline

    CN:1001 DATA:15/07/2014

    ResponderExcluir
  7. Na nossa opinião há diversos sites que incentivam um bom densenvolvimento das crianças e de adolecentes, ampliando o seu universo cultural. A também, deversas mananeiras de usar a internet no processo de educação, e uma delas são jogos educativos, ajudando as crianças e os adolecentes e todas as idades, a se densenvolverem mais nas atividades escolares, e com isso podemso afirmar que todos nós podemos sim aprender algo com a internet, através de jogos educacionais.

    Israel Felipe CN 1001
    Beatriz Silva CN 1001
    Alexia Ferreira CN 1001

    ResponderExcluir
  8. Com os jogos educativos os professores podem ensinar aos alunos de uma forma muito maior no aprendizado. Os alunos podem aprender de uma forma ampla e divertida, dessa forma as aulas se tornam muito mais divertida e ampliam o conhecimento dos alunos. Os alunos também acabam se interessando cada vez mais pela educação aplicada na escola, pois a aula se torna mais atrativa.

    Adriano Costa, Bianca F. e Kíssila Rosa.
    CN-1001.

    ResponderExcluir
  9. hoje em dia os jovens,crianças passa muito tempo na internet,no meio da tecnologia,perdendo tempo e usando sites que o enfluenciam ao mal,mas esses jogos pode sim ajudar mt no aprendizados deles.
    Bibiana Degli
    Genaina Degli
    Beatriz Gonçalvez 1001 cn

    ResponderExcluir
  10. Na nossa opiniao, hoje em dia so nao ta bem informado quem nao quer ou quem tem muita preguiça por que tem muitos tele jornais muitas noticias na internet,na televisão, em vários outros lugares.E ainda tem gente que usa a internet um meio de ensino tao útil hoje em dia,para fazer coisas erradas,falar mal de pessoas etc.As pessoas tem que saber usar esse meio de ensino para o bem e não para mal.
    Samanda Gomes
    Rafaella Oliveira
    Ruana Beiral
    CN 1002

    ResponderExcluir
  11. Na nossa opinião os jogos educativos são muito importantes para o aprendizado,além de ser atrativo ,divertido e nos nós interessaríamos mais e pode ser pratico para os professores.Mas também tem seus pontos negativos como por exemplo se usar demais fica muito enjoativo em vez de atrativo ,podendo prejudicar a saúde,(ex: problemas nas vistas,de coluna,dores na cabeça ,além de viciar.
    Nomes: Lara Souza
    Lidiany Rodrigues
    Rayane Moreira
    Siliana Nunes
    Larissa Brum
    Turma: 1002CN

    ResponderExcluir
  12. O jogo interativo ajuda na melhoria. Da educação. Dos jovens como na aprendizagem em que com isso o desnvolvimento dos nossos conhecimentos

    ResponderExcluir
  13. Com os jogos educativos os alunos aprendem com mais facilidade e as crianças,adolescentes usam a criatividade.
    Alguns sites são educativos assim alguns aprendem bem mais,as aulas se tornam divertidas e nesse meio devemos usar para o nosso melhor aprendizado,pois hoje INTERNET é tudo.
    Maria Aparecida
    Telma
    (1002CN)

    ResponderExcluir
  14. Em nossa opinião os jogos educativos possibilitam uma aprendizagem mais ampla que muitas vezes auxiliam o desenvolvimento educacional de uma forma atrativa chamando a atenção dos alunos, podendo assim os Professores explorar o uso de novas tecnologias como jogos de acordo com o conteúdo da matéria.
    Mas também prejudicam o aluno dando ele muita distração e prende ele de suas tarefas escolares.
    Alunas:Leila, Liliane,Sara e Viviane
    Turma:CN 1002

    ResponderExcluir
  15. Eu joguei o jogo do alfabeto e achei muito interessante e legal, assim as crianças se divertem aprendendo, o jogo mostra algumas coisas que tem forma de letras e as crianças tem que clicar em cima e depois ir formando a letra com pequenos traçinhos, Nesse jogo as crianças aprende as letras do alfabeto e também ajuda elas a aprender a fazer as letras..
    Alunas: Juliana Silva, Ariane Borges
    CN1001

    ResponderExcluir
  16. Ok, meninos e meninas. Agora que vocês já entenderam a importância dos jogos educativos como mais uma ferramenta de aprendizagem, que tal experimentarmos um deles? Para aquele que apenas comentaram, mais não entraram nos sites em destaque no texto, façam agora e aproveitem para comentar como foi aprender brincando. Iremos discutir suas experiências em sala. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. com os jogos educativos as crianças aprende muito mais, muitas vezes o professor não consegue explicar de um modo claro a matéria para seus alunos e os jogos educativos consegue, e também os jogos educativos ensina de uma forma mais ampla possibilitando que seus alunos aprendam mais em menos tempo.
    gabrielly fagundes
    1001 cn

    ResponderExcluir
  18. Esses jogos são muito legais, acho que se professores indicassem aos alunos eles iam adorar. são maneiras mais fáceis de aprender e ainda por cima eles estão na internet lugar onde as crianças mais ficam hoje em dia. seria uma forma de despertar o conhecimento delas em algo que elas gostam, no caso a internet.
    victória tavares e vitória maria CN 1002

    ResponderExcluir
  19. Os jogos educativos possibilitam as crianças uma aprendizagem divertida isso estimula sua vontade de aprender,eu acho que todos os professores deveriam experimentar essa forma de ensino, pois suas aulas podem se transformar em aulas atrativas.

    Maria Laura CN 1002

    ResponderExcluir
  20. os jogos eletronicos sao fundamentais para o aprendizado do aluno, eles ajudam a coordenação motora, alem de facilitar o aprendizado dos alunos e eles se enteressam mais nas aulas dos professores .... As aulas ficam mais nitidas para eles aprenderem melhor a materia dada na aula . Exemplo: o jogo de matematica, ajuda muito a criança desenvolver a memoria , aprende a fazer conta de cabeça e raciocinar mais rapido . amanda Paschal, helena Ferreira, Jéssica Costa e Josiane Assumpita ....cn-1001

    ResponderExcluir

Aos usuários deste blog,
seus comentários são muito importantes para todos nós que usufruímos deste blog, por tanto, peço respeito no que vocês tem a dizer e que tenham tanto carinho com suas palavras quanto eu tive em escolher as minhas.
Agradeço desde já,
Maria Clara Magalhães.