quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

MÍDIAS - TEXTO 2

A maior sala de aula do mundo
Entrevista // Henrique Koifman 
Na aula do dia 11/02/14 de terça-feira passada, vimos um vídeo sobre o uso das tecnologias em sala de aula – reportagem do Fantástico – vocês se lembram? Este texto é uma continuação de uma das reportagens exibidas no vídeo.  É uma entrevista com o norte-americano Salman Khan feita pelo Skype (ferramenta de bate-papo em voz e vídeo, em tempo real, pela internet), ele fala sobre educação e professores, abordando ainda a parceria entre sua academia e a Fundação Lemann, que financia a versão para o português da plataforma com exercícios e vídeoaulas. A nova plataforma da Khan Academy estará disponível gratuitamente para os estudantes e professores brasileiros, totalmente em português, a partir de janeiro de 2014 no endereço www.fundacaolemann.org.br/khan-portugues. Leiam e respondam as perguntas que estão no final do texto, levem as respostas para a sala de aula, ok?

“Henrique Koifman pergunta: - Em seu livro Um mundo, uma escola, você afirma que qualificar o tempo na escola é uma questão muito importante. Como a tecnologia pode ajudar a escola a fazer isso e também a ser mais criativa? 
Salman Khan responde: - O modelo que temos hoje no mundo para a educação é o mesmo utilizado no final do século XVIII, nos primeiros estágios da Revolução Industrial, um conceito empregado para produzir qualquer tipo de coisa em escala por um preço razoável, tal como nas fábricas. Formamos grupos de alunos que vão sendo conduzidos, juntos, por uma mesma trilha. Cada um deles tem duas semanas para aprender determinado conteúdo. Os que conseguirem aprender receberão conceito A; outros aprenderão razoavelmente bem e receberão B ou C, enquanto outros não vão dar a mínima para o conteúdo. Se aprenderem bem o conteúdo, terão “bom futuro”; se prosseguirem falhando, terão “mau futuro”.
É claro que, mesmo cem anos atrás, as pessoas já pensavam que o ideal seria que cada aluno tivesse uma instrução, uma formação mais personalizada. Se ele não entender o conteúdo, vamos explicar mais até que compreenda. Não faz sentido passar para a matéria seguinte se você mal compreendeu o assunto anterior. As pessoas sempre concordaram com essas ideias, mas simplesmente não havia um modo prático de adotar tal medida nas escolas, havendo 30 crianças em uma sala. Hoje, o que a tecnologia é particularmente boa em proporcionar é justamente localizar, ordenar e personalizar conteúdos e sistemas, facilitando a coordenação das informações. 

HK - Como o conteúdo é apresentado aos alunos?
SK - Na maioria das escolas, as salas de aula são o único espaço onde a informação é disseminada. O professor dá a aula, apresentando o conteúdo, e esta é a sua única chance de adquiri-lo. Então, as crianças ficam preocupadas em anotar tudo, pois sabem que, se não anotarem, provavelmente esquecerão o que foi explicado. Com os recursos atuais, não é preciso anotar ou ficar apreensivo para captar tudo naquele único momento, pois é possível ter acesso àquele conteúdo quantas vezes for preciso e quando quiser — basta acessá-lo para refrescar a memória. É como se o quadro-negro nunca fosse apagado. Você pode fazer seus exercícios em seu próprio tempo e em seu próprio ritmo. Sabe que vai conseguir aprender, e as aulas passam a servir para que você tenha instruções personalizadas de seu professor, para que você trabalhe com seus colegas e com o sistema, para que você avance no seu próprio tempo.

HK- Como a tecnologia pode ajudar os professores a entender e acompanhar o ritmo de aprendizado de cada aluno?
SK - Habitualmente, o que ocorre é que alguns estudantes estão captando a aula no ritmo esperado, outros podem estar ficando até impacientes, por pensar que avançam lentamente, e outros simplesmente ficam sem nada entender ou sem conseguir fixar-se no professor. No entanto, o professor só vai conseguir ter uma noção mais precisa sobre isso quando aplicar um teste, no qual os alunos se dividirão entre os que aprenderam tudo e tiraram A, aprenderam parcialmente, com B e C, ou não aprenderam nada ou quase nada. O ideal seria que quem não tivesse tirado um A merecesse uma atenção especial do professor para que pudesse entender e absorver o conteúdo que ficou faltando. Porém, o que ocorre no sistema atual é que, se você atinge o grau mínimo, um C, segue adiante. Seria ótimo se o professor pudesse saber com dias ou semanas de antecedência que aquele aluno está na trilha para tirar um C ou um D e, assim, dedicar mais de seu tempo ou mesmo indicar um colega de turma melhor naquele tópico para ajudá-lo a superar suas dificuldades e aprender o que está sendo ensinado. Por meio das ferramentas TECNOLÓGICAS, o professor pode verificar o que os alunos estão estudando, por quanto tempo, como se saíram nos exercícios e quais são suas dificuldades. Com isso, podem mandar um e-mail ou telefonar para eles e oferecer ajuda nos tópicos em que demonstram maior dificuldade ou sugerir pesquisas e material que possam ajudá-los. Esse tipo de informação sobre a evolução dos alunos está permanentemente disponível para os professores, algo que nunca ocorreu antes. Em geral, a única informação que os professores têm em relação à compreensão de seus alunos durante as aulas é a fisionomia deles. Tentam deduzir como seus alunos estão recebendo aquele conteúdo, se estão ou não acompanhando como esperado, mas têm muito pouca informação para essa dedução.

HK - Quais são as diferenças entre as salas de aulas tradicionais e o novo modelo que você propõe?
SK - A sala de aula tradicional tem 30 carteiras, todas viradas na mesma direção; o professor tem um quadro no qual apresenta suas aulas e, às vezes, corrige e passa deveres de casa. Na nova sala de aula, as crianças passam parte do tempo trabalhando cada uma em seu próprio ritmo, resolvendo exercícios, estudando o conteúdo, mas não é uma forma de isolamento. Na verdade, é no modelo tradicional que elas ficam isoladas, sem poder falar com as outras, preocupadas apenas consigo mesmas e em tomar notas. Na sala que propomos você trabalha nas matérias e ajuda os seus colegas. Se tiver dúvidas, pede ajuda e alguém vem explicar. Os professores acompanham o processo e sabem quem são os alunos que precisam de maior atenção a cada momento, podendo sentar-se perto deles.

HK- Como professor, qual é, em sua opinião, o maior desafio para quem ensina?
SK - Outro dia me encontrei com a representante de uma organização que envolve dezenas de professores aqui nos Estados Unidos e perguntei a ela: “O que diferencia os melhores professores dos demais?”. Ela comentou que muitas pessoas acreditam que os melhores professores são os que dão as aulas mais atraentes, mas que não é isso que diferencia um bom professor. Outras valorizam mais os profissionais que têm títulos, como o PhD, mas que também não é isso que faz os melhores professores. Para ela, os professores que realmente fazem com que seus alunos evoluam no conhecimento, que conseguem motivar e fazer com que os estudantes percebam que eles próprios devem assumir responsabilidades sobre si mesmos e sobre sua educação são os melhores. Assim, acredito que o grande desafio para os professores é saber como, entre todas as suas tarefas, criar tempo para poder estabelecer essas importantes conexões pessoais com os alunos a fim de exercer o importantíssimo papel de adulto na vida deles — às vezes, o papel do principal adulto — e ajudar a fazer com que os jovens acreditem em si mesmos, que se sintam capazes e motivados para realizar coisas e para que se sintam donos de seu destino.
O aluno que tiver em sua vida aquele professor que gire a chave em sua cabeça, que faça com que, no lugar de encarar a escola e o estudo como obrigação, entenda que adquirir conhecimento é fundamental para que ele venha a ter uma boa carreira, um bom futuro, estará sendo programado para os próximos 60 anos de sua vida. Este é o segredo de ensinar — e espero que estejamos desenvolvendo ferramentas que liberem mais tempo para que os professores possam se dedicar mais a essa conexão fundamental com seus alunos.”

Agora pense e responda:
1-       Como futuro professor ou mãe ou pai de um futuro aluno de uma escola possivelmente nova, como seria este modelo de escola nova? Seria como a idealizada pelo Saman Khan ou não? Por quê?
2-       Que tipo de metodologia inovadora você gostaria que essa escola tivesse?  Pense em uma escola que usa as tecnologias e uma que não usa, mas que tem algum diferencial em seus métodos de ensino. Descreva-a com detalhes; Ambiente em sala de aula ( mobiliários, iluminação, espaço,etc) e metodologia de ensino ( Ex: como professor eu trabalharia com 25 ou 30 alunos apenas; trabalharia com os alunos sentados em grupos ou em duplas ou individualmente; teria dois quadros ou uma TV ou um palco...) Use a sua imaginação e idealize um modo de educação que seja adequado as suas necessidades. EU TE DESAFIO A PENSAR EM MUDAR A NOSSA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO!!!!

3-       Comentem neste blog o que achou da entrevista e traga, na próxima terça-feira ( 18/02), para sala as respostas das perguntas 1 e 2;

38 comentários:

  1. legal pois com as novas tecnologias em sala de aula faz com que os alunos se interessam mais pela matéria e as aulas ficam mais atraentes e importante para nossos aprendizados
    lidiany
    cn 1002

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  2. na minha opinião os melhores professores não são os que explicam mas também os que levam atividades atrativas para a sala de aula com base com que eu li no texto eu aprendi que com as novas tecnologias em sala de aula atraem mais os alunos a estudarem.
    Siliana Nunes
    CN1002

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  3. na minha opiniao acho muito bom a tecnologia nas escolas, porque como esta falando ai no texto os alunos faz os deveres e estuda cada um no sei ritmo e nao fica com medo de esquecer porque tem como ver as aulas de novo, e gostei muito da sala de aula porque um ajudando o outro os alunos vão sentir mas vontade mas segurança. a tecnologia em sala de aula isentiva os alunos a fazerem os deveres, a presta atençao na materia e a querer sempre aprender mais e mais.
    Rayane Moreira
    CN1002

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  4. Legal, meninas! Mas não se esqueçam de responder as perguntas, em seu caderno, e levarem para a sala se aula, ok?
    bEIJOS.

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  5. Eu acho que as tecnologias em sala de aula chamam a atenção dos alunos a aprenderem de uma forma diferente e mais rápida do que o professor ficar só explicando,explicando, enchendo o quadro de atividades e os alunos não aprenderem nada. Na minha opinião os professores que fazem uma aula mais atraente com certeza o aluno aprenderá mais.Mas se o aluno usar as tecnologias de forma errada atrapalha as aulas e não aprenderá nada.
    Viviane Beiral
    Turma: 1002 CN

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    1. Então, Viviane, como seria uma escola que consegue usar as tecnologias como ferramenta de aprendizagem? Qual seria a sua escola ideal?
      Beijos

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  6. na minha opinião as crianças não aprendem apenas enfiadas no livro ,e no caderno mais sim se divertindo com outra coisa . a internet ultimamente é a diversão das crianças que nem ligam mais para brinquedos e sim o computador. mais já para os professores a aula fica mais interessante pois os alunos vão se ajudar a estudar e com esse entusiasmo as crianças aprendem mais.
    Leila Dias
    CN 1002

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  7. na minha opinião e que se todos os professores levar atividades atrativas ou passar um filme explicando sobre o conteúdo da matéria ai todos iam aprender mais e tirar notas boas,pois vai ajudar muito numa forma mais rápida e mais interessante. aprendi também que quanto mais agente aprendi mais e abre a nossa mente. Ruana Maria CN 1002

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    1. Concordo com vocês, Ruana e Leila. Aprender sem perceber que aprendemos. Usando novas metodologias isso é possível. Vamos tentar?

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  8. Na minha opinião as tecnologias vão sim valer a pena mais como dis o ditado "tudo e bom des da forma que não seja exagerado"
    adriano costa da silva
    cn 1001

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    1. Temos que tentar descobrir um modo deste exagero não atrapalhar o aprendizado, não é? Como poderíamos fazer isso?

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  9. A mídia hoje em dia para si perceber, estar nos ajuda e a entender as expressões de cada artista que relata sobre ela.....kíssila rosa cn 1001

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  10. As mídias, estão cada vez mais presentes nas salas de aula e na internet, despertando o interesse dos alunos a conhecer mais essa arte, e a vidas dos seus grandes artistas.
    Geislainey Oliveira CN - 1001

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  11. Na minha opinião a mídia é muito boa mas faz a gente ter preguiça de escrever,pois é muito mais fácil vc pegar um computador,que corrige o que vc escreve,acho que numa parte a tecnologia é boa mas em outra não.
    Amanda Paschal
    CN 1001

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    1. Eu li em algum lugar que o Bill Gates deixaria seus filhos terem apenas um computador, mas antes eles teriam que ler muito. Os livros JAMAIS podem ser substituídos, temos que lembrar sempre disso.

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  12. Na minha opinião a mídia está presente em todos lugares e as crianças se desenvolve bem mais em uma sala de aula com aulas de video e computadores pois está em seu interesse.
    Josiane Assumpta
    CN 1001

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  13. Na minha opinião a tecnologia é um ótimo jeito de aprender mais em sala de aula, e podemos afirmar que a tecnologia está cada vez mais no nosso dia a dia.
    Israel Felipe Cn 1001

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  14. Na minha opinião a tecnologia na sala de aula pode ser bom para os alunos. Pois aprenderam a usar a internet não só para jogos e redes sócias e sim para o estudo. Alice Padilha Cn 1001

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    1. Concordo com vocês, Josiane. Israel e Alice. As crianças merecem um uso diferenciado de metodologia para aprender e continuar gostando de estudar e se a tecnologia ajudar , então que venha!

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  15. ajudano-nos a perguntar e a pesquisar sobre as passagem da arte e para colocar uma dessas praticas na sala de aula.Ariane CN1001

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  16. ''Minha opinião é que a mídia esta muito presente na nossa vida,por isso acho importante usar a tecnologia na sala de aula.A vantagem é que o aluno fica mais interessado na aula pois é uma aula prática mas por outro lado tem a sua desvantagem muitas vezes tira a atenção do aluno pois é claro que ele vai se importar mais com as resdes socias do que com a matéria''.
    Genaína de Fátima Degli Esposti. CN 1001

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    1. Cabe a nós professores mostrar o exemplo certo, não é? Devemos ensiná-los a usá-las corretamente.

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  17. Com a tecnologia de hoje em dia os alunos interessam mais a aprender o conteúdo dentro de sala de aula. Como diz no texto um ajudando o outro,e facilitando o aprendizado. Jéssica Costa Cn 1001

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  18. Eu acho que quando o professor dar as aulas utilizando data show, vidios, dar aulas em ar livre isso faz com que o aluno pensem que estudar e uma coisa agradável, e isso faz que os alunos vão para as escolas porque eles querem não porque os pais mandam.
    Gabrielly Fagundes. CN 1001

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    1. É isso aí, Jessica e Gabrielly o caminho é este. Vamos desenvolver melhor essas ideias,ok?

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  19. Na minha opinião a tecnologia se usada corretamente, pode trazer muitos benefícios para gente,é claro que o conceito de como usar a tecnologia deve ser aprimorado.Os alunos tem que se conscientizem e o governo tem que fornecer ajuda financeira. Este novo modelo de escola seria muito importante,pois envés dos alunos aprenderem uma coisa ao mesmo tempo, cada aluno aprenderia aquilo que tem dificuldade e em seu próprio ritmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Carolayne Saldanha CN -1001

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    1. Muito bom! Colocando essas ideias para a nossa realidade brasileira... você já pensou? Como seria? O que o governo brasileiro está fazendo é pouco ou é só para dizer que fez a parte dele? O que você acha?

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  20. Achei interessante, pois se todas as escolas "adotarem" a tecnologia para dento das salas de aula as aulas seriam mais divertidas tanto para os professores quanto para os alunos pois seriam mais dinâmicas. haveria uma melhor compreensão da matéria e uma maior interação dos alunos no aprendizado escolar. Como no exemplo dado pela reportagem do fantástico, onde aquela comunidade adquiriu a tecnologia para a escola. É claro que, na realidade do Brasil hoje, o governo apesar de ter verba, não há correta distribuição da verba para educação havendo uma carência e não podendo adotar a tecnologia na educação. mas com o apoio de empresas conseguiríamos. quem sabe um dia? Eu acredito que o Brasil ainda possa ser um dos melhores países em relação a educação.
    Beatriz Guimarães Mathias CN 1001

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  21. Achei muito interessante pois em cina os alunos a quererem a aprender mais e mais ,a buscarem mais educação ,sabedoria entre varias outras coisa .E em cina que a educação pode ser muito legal de aprender .
    Lavínia G. Pimentel
    1002 CN

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  22. A tecnologia faz parte da nossa vida hoje em dia, isso não tem como evitarmos, então porque não aplicarmos ela em sala de aula? Acho que seria uma ótima ideia, afinal, iria estimular os alunos a aprenderem mais, seria uma aula estimulante para o aluno.
    Bianca Fernandes-CN-1001

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  23. A vida hoje em dia esta muito diferente do antigamente por isso temos que nos adequar ao mundo de hoje, a tecnologia esta presente na nossa vida e com isso acho que a escolas tem q adota isso literalmente, os alunos vão se aprimorando pra o futuro mas também os alunos não podem perde a essência de ser natural .
    Brenda__Cn 1001

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  24. na minha opinião a tecnologia faz parte do nosso dia a dia, acho que aula fica mais atraente não fica uma aula só de explicação, fica uma aula atraente e o aluno fica mais interessado em aprender,de que a tecnologia não atrapalha o aluno Beatriz da Silva ribeiro CN 1001

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  25. Eu acho que na verdade a tecnologia tem com tudo seu lado bom e seu lado ruim. O lado bom é que a tecnologia pode chamar bastante a atenção dos alunos porque todos sonham em chegar na escola e se sentirem em casa pois a tecnologia como a internet estará aí no caso de duvidas; o lado ruim é que nem todos estão acostumados com isso e as vezes já não tinha atenção na aula e acabaria perdendo o resto.
    Flaviany Neves __Cn1001

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  26. Bom na minha opinião, a tecnologia esta tomando conta de tudo praticamente,chama atenção de todos os alunos.Acharia uma boa uma aula atrativa,na qual nos prendesse a concentração,a tecnologia uso de computadores em sala de aula pra pesquisas,jogos em matérias serio uma ideia ótima.
    Lara Souza - Cn 1002

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  27. achei interessante, principalmente sobre a "nova classe" os alunos concerteza aprendem com mais facilidade as coisas quando estão vindo de um computador ou lousa eletronica etc , mas eu ainda prefeiro a classe do modo antigo, tenho medo de um dia não existirem mas, cadernos, escrever no quadro, tenho medo de um mundo novo e totalmente tecnologico, onde tudo e todos dependem somente de maquinas, como por ex, "a casa do futuro" onde vc aperta um botão e vem tudo direto na sua mão, e se daki a alguns anos for assim? qual é a graça, meus netos e filhos não vão saber como é escrever no quadro, ter um caderno, estudar pra prova do modo antigo, enfim.. mas até q é uma boa ideia tecnologia na educação.

    Liliane Mello _ CN1002

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  28. Eu acho que com a tecnologia na sala de aula os alunos irão se esforçar mais para aprender e também será uma aula mais interativa e divertida. Isso faz consecutivamente com que os alunos vão as escolas por interesse próprio não por obrigação!!!!!!!!

    Maria Laura Silva Basilio curso: normal sala:1002

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