sábado, 19 de julho de 2014

Jogos educativos

Olha que interessante esses jogos....muito fácil de aprender pelos alunos e ponto de partida para desenvolver uma aula bem legal pelos professores! VAMOS JOGAR!!!!!
Um dia de feira
Musica popular brasileira

quinta-feira, 3 de julho de 2014

TEXTO 7.2ºBI - JOGOS EDUCATIVOS

TECNOLOGIA
Os sites que divertem e ensinam Texto Marina Azaredo

Como aproveitar a tecnologia na Educação? Dicas e orientações para tirar o melhor da internet - com segurança.
Um dos principais símbolos dessa nova geração é justamente a internet. Seja ela via computador, seja via celular. A pesquisa Kids Expert 2008, encomendada pelo canal infantil Cartoon Network, mostra que 60% das meninas entre 7 e 15 anos ficam entre 30 minutos e quatro horas por dia conectados. Entre os meninos, o percentual é de 55%. Mais de 6 500 crianças foram entrevistadas no ano passado.
E o que essas crianças e esses adolescentes fazem na rede? Essa mesma pesquisa mostrou que eles passam boa parte do tempo em programas de mensagens instantâneas e redes sociais, como Twitter e Facebook, conversando com amigos e visitando álbuns de fotos - passatempos que não necessariamente acrescentam algo à formação intelectual. 
O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS. 
A pesquisa apresentou uma lista de sites educativos para crianças e adolescentes e solicitou a avaliação de sete especialistas em Educação:
·       Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
·       Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS
·       Humberto Estevam, diretor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) 
·       João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP e coordenador pedagógico da Escola Moppe, em São José dos Campos (SP)
·       Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania
·       Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP 
·       Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.
·       Atividades Educativas (http://www.atividadeseducativas.com.br/)
O que é: Como o próprio nome diz o site Atividades Educativas reúne diversas atividades educativas para crianças e adolescentes. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial.
Para quem: O site é recomendado para todas as idades. Crianças a partir dos 9 anos podem navegar de forma autônoma e explorar bem seus recursos. Crianças menores devem ter o apoio de um adulto para ajudá-las a navegar pelo ambiente.
Não perca: A lista de jogos mais populares do site. Há atividades para todas as faixas etárias.
Palavra da especialista: "É um site que mescla diferentes informações, conhecimentos e atividades que podem prender a atenção de crianças e jovens por um bom tempo, estimulando a aquisição de novos conhecimentos", avalia Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania

·      Discovery Kids Brasil (http://www.discoverykidsbrasil.com/)
O que é: O site do canal Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Há também uma seção para pais, com enquete, artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças.
Para quem: Assim como o canal, o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos. Mas, como há muita leitura, é importante que os pais naveguem junto com o filho.
Não perca: Os vídeos educativos. Há uma série interessante que explica conceitos opostos, como juntos/separados, longe/perto e embaixo/em cima.
Palavra da especialista: "O site tem entre suas principais qualidades o fato de não apelar ao consumo de produtos", segundo a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro.

. Jogos Educativos
O que é: O site Jogos Educativos reúne uma série de joguinhos que proporcionam uma interação saudável da criança com o computador.
Para quem: Ideal para crianças na faixa dos 5 anos.
Não perca: O Jogo do Alfabeto (http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-alfabeto.aspx), em que, a partir da forma das letras, as crianças devem montar um quebra-cabeça.
Palavra da especialista: "O site tem uma proposta educativa interessante. Alguns dos jogos não têm o enfoque das disciplinas, mas são coloridos e interessantes para formação do raciocínio lógico da criança e aquisição da linguagem escrita e tecnológica", afirma Adriana Bruno, da UFJF
·       Jogos para Crianças
O que é: O site Jogos para Crianças ( http://criancas.jogospara.com/Jogo-Piano.aspx e http://criancas.jogospara.com/default.aspx?idc=1 e http://criancas.jogospara.com/Jogo-Tenis.aspx)  apresenta jogos que podem estimular as crianças quanto a raciocínio, concentração e artes. O seu foco maior é a diversão, mas pode proporcionar ganhos educacionais indiretos. 
Para quem: Os jogos são indicados para crianças que estejam entre os 5 e os 8 anos de idade. Abaixo dessa faixa etária, fica um pouco mais difícil o manuseio e a diversão. Para os mais velhos, há a perda de interesse e a busca por algo mais elaborado, rápido e desafiador. 
Não perca: A seção "Puzzle", que tem vários quebra-cabeças virtuais. 
Palavra do especialista: "O site pode ser útil e estimular crianças menores quanto ao raciocínio, artes, lógica e concentração. Creio, porém, que seria necessário adicionar mais jogos, ampliando as possibilidades de diversão e, ao mesmo tempo, que a página fosse saneada quanto ao excesso de propaganda que apresenta", avalia João Luís Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP

·       Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônicahttp://www.maquinadequadrinhos.com.br/ )
O que é: O  Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica.
Para quem: É indicado para crianças de 4 a 12 anos.
Não perca: A possibilidade de fazer os próprios quadrinhos.
Palavra da especialista: "O site desenvolve a criatividade das crianças. Ele estimula a produção de textos e publica as histórias produzidas pelas crianças, depois de aprovadas pela equipe do site. Caso a publicação não seja imediata, as crianças interagem com a equipe e melhoram suas histórias, sendo uma atividade de aprendizagem", diz Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.

·      Pintores Famosos ( http://www.pintoresfamosos.com.br/ )
O que é: O site Pintores Famosos conta com a biografia de 37 pintores mundialmente famosos, abordando não apenas os fatos marcantes da vida de cada um, mas principalmente como se desenvolveram suas obras, relacionando-as com outros artistas do mesmo período. Ao lado do texto, há fotos de obras que ilustram o trabalho do artista.
Para quem: Pode ser utilizado por crianças a partir de 8 anos, pois a linguagem é bastante simples.
Não perca: As biografias de grandes pintores brasileiros, como Di Cavalcanti, Giovanni Oppido, Portinari e Tarsila do Amaral.
Palavra da especialista: "O site é indicado para pesquisas iniciais, porque o texto escrito de forma objetiva auxilia nos processos investigativos comumente solicitados em ambientes escolares", avalia Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

·      Só Matemática
O que é: Ótima opção para os que amam e odeiam matemática. O site  Só Matemática (http://www.somatematica.com.br/) oferece material de apoio e exercícios para os que querem treinar, se exercitar ou apenas se divertir. Há desafios, dicas, jogos matemáticos, um pouco de história e até auxílio para os vestibulandos.
Para quem: Pode ser usado por crianças a partir dos 6 anos e até por quem já está no ensino superior.
Não perca: Os ambientes interativos, como fóruns de discussão e comunidades.
Palavra da especialista: "O site pode ser utilizado nos espaços escolares e também em casa, para estudos complementares, combinando informação e conhecimento com diversão", analisa Melina Veiga, do Centro Universitário UniÍtalo e do Colégio Santa Marcelina

·      Povos Indígenas no Brasil Mirim
O que é: O PIB Mirim (http://pibmirim.socioambiental.org/pt-br)  integra o tema Povos Indígenas no Brasil (PIB) do Instituto Socioambiental (ISA), organização não-governamental brasileira com sedes em diferentes cidades do país. O site tem como objetivo divulgar informações qualificadas sobre os diferentes povos indígenas que vivem no Brasil. Pretende atingir crianças, usando uma linguagem divertida e educativa. 
Para quem: Crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos. 
Não perca: O canal Avatares(http://pibmirim.socioambiental.org/avatares) é muito interessante, pois disponibiliza mapas que identificam a localização de diversas tribos indígenas distribuídas pelo Brasil e imagens desses locais. 
Palavra da especialista: "O site disponibiliza textos, imagens e vídeos que abordam o tema de forma clara e objetiva e atividades interativas que despertam o interesse do aluno, sem perder de vista o seu objetivo, que é o estudo da diversidade cultural", avalia Luciana Allan, do Instituto Crescer para a Cidadania

Agora que você já leu todos os comentários dos especialistas em educação sobre os sites, escolha três dos sites (clique nos links) e experimente suas atividades. Faça o comentário referente aos sites escolhidos. Dê sua opinião sobre o site, passeie por todo o site; Diga se foi fácil usá-lo ou não e descreva como você o usaria dentro de sala de aula com seus “futuros” alunos, ok? AGORA se DIVIRTAM!