sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fundamentos e matrizes da arte

Iniciaremos o ano letivo falando sobre alguns fundamentos para conhecer a disciplina Arte como um campo de conhecimento presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental. 

  1. A Arte na escola deve basear-se na educação e na observação estética do cotidiano, complementando a formação dos alunos conforme orienta a Lei nº 9.394/96 (LDBEN) no art. 26 § 2o: “O ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.”
  2. “O propósito da arte não é mudar o mundo ou desafiar a política. Se inutilidade significa que não há um resultado mensurável e positivo, a arte é certamente sem utilidade. Ela deve desafiar as crenças das pessoas e seus hábitos estéticos. Ela pode fazer você questionar a si próprio e o modo pelo qual vê o mundo. Individualmente, a arte tem um poder mágico e encantador.” (R. Tal. O Globo, 2007) 
  3. A arte é interdisciplinar por natureza. O pensamento artístico auxilia as pessoas a ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação, tornando-os mais flexíveis para criar e conhecer, condições fundamentais para a aprendizagem, na vida e na escola, além do desenvolvimento da sensibilidade estética e crítica. O produto da ação criadora, a inovação, é resultante direta de novos elementos estruturais ou da modificação de outros, seja na intervenção efetiva na obra, seja na mudança do olhar crítico em relação a ela.
Essas são apenas alguns fundamentos que nos levam a outras reflexões. Pensemos: Qual a função social do sistema educativo? Por que algumas matérias e não outras? O que ensinar? Que tipo de pessoas o ensino deve promover? Esses são os Princípios curriculares básicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais.MEC. 1997
- Domínio da língua falada e escrita
- Elaboração de conceitos matemáticos 
- Percepção espacial e temporal do mundo
- Experimentação e explicação científica
- Fruição da arte e de mensagens estéticas
Com relação a Arte, vamos ver os conceitos e competências a serem trabalhados durante o primeiro segmento do Ensino Fundamental, significativas que cada aluno deve vivenciar, de maneira integrada com as diferentes áreas do conhecimento:
  • Criar formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade.
  • Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas, sem discriminação estética, artística ou de gênero. 
  • Identificar alguns elementos da linguagem visual que se encontram em múltiplas realidades.
  • Reconhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos. 
  • Valorizar as fontes de documentação, preservação e acervo da produção artística. 
  • Compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem o seu movimento. 
  • Interessar-se pela dança como atividade coletiva. 
  • Compreender e apreciar as diversas danças como manifestações culturais. 
  • Compreender e estar habilitado para se expressar na linguagem dramática. 
  • Compreender o teatro como ação coletiva. 
  • Compreender e apreciar as diversas formas de teatro produzidas pelas diferentes culturas. 
  • Ouvir e produzir músicas variadas. 
  • Conhecer e apreciar a produção artística brasileira, como formadora e expressão da nossa identidade cultural.
Vamos trabalhar estas competências e descobrir o que a Arte pode fazer por nós e pelas nossas crianças!
Comentem aqui no blog e tirem suas dúvidas em sala de aula.