segunda-feira, 28 de março de 2011

EGITO

A ARTE NO EGITO
Você já ouviu falar no Egito? Já viu algum filme que falasse neste país? E na Cleópatra?Nas pirâmides? Na Esfinge que falava ”Decifra-me ou devoro-te”? Nas múmias? Já descobriu que figura é a do artigo anterior a este?Não? Então preste atenção, pois o Egito desenvolveu uma das principais civilizações da Antiguidade e nos deixou uma produção cultural riquíssima.
Para sabermos essas respostas e outra mais, pesquisadores e arqueólogos descobriram informações detalhadas sobre esta cultura através da sua escrita bem estruturada. O aspecto cultural mais significativo do Egito antigo era a religião, que tudo orientava. Acreditavam em vários deuses e na vida após a morte, mais importante que a vida terrena. A felicidade e a garantia de vida depois da morte dependiam dos rituais religiosos. A arte, lógico que não poderia deixar de falar nela, refletia essa visão religiosa, que aparece representada em túmulos, esculturas, vasos e outros objetos deixados junto aos mortos.
Neste nosso novo tema sobre a história da arte, vamos nos aprofundar mais na arte deste povo tão intrigante e tão importante para a arte dos dias de hoje. Vocês irão se aprofundar mais sobre o assunto mais vou dar uma direção para o início desta viagem:

AS DIVISÕES DA HISTÓRIA IGÍPSIA NA ANTIGUIDADE

Duração
Período
Por volta de 3200 a 2200 a.C.
Antigo Império
Por volta de 200 a 1750 a.C.
Médio Império
Por vlta de 1580 a 1085 a.C.
Novo Império


Atividade 1: Vamos pesquisar!
Pesquise sobre a arquitetura, a pintura e a escultura egípcia e responda as perguntas abaixo.
1.     Que característica da cultura egípcia foi decisiva para a grandiosidade de sua arquitetura? Cite um exemplo de obra arquitetônica que evidencie isso.
2.     Na pintura, o artista egípcio tinha de seguir diversas regras, como a regra da frontalidade. O que essa regra determina?
3.     Embora houvesse rígidas regras na pintura egípcia da Antiguidade, alguns aspectos técnicos ainda não preocupavam os artistas do período. Aponte dois deles.
4.     Qual era a importância da escultura para os egípcios?
5.     O que permitiu que tantas informações sobre a cultura do Egito antigo chegassem até nós?
6.   Diga o nome da figura e o autor da obra que está postada no artigo anterior e dê a sua opinião;

Atividade 2 : Construindo uma pirâmide:
Observe as figuras abaixo. São as pirâmides do deserto de Gizé construídas a mando dos faraós de Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Para construirmos uma pirâmide de base quadrada, como as egípcias, você vai precisar de:
·         Cartolina branca;
·         Folha de rascunho;
·         Instrumentos de medida, como: régua (compasso, transferidor e esquadros);
·         Cola e tesoura sem ponta;
Essas atividades serão para o dia 05/04/12; A atividade1 para correção em sala e a atividade 2 para fazer em sala.




quarta-feira, 23 de março de 2011

Arte no Egito

Aguarde mais descoberta sobre a história da nossa arte e da arte que nos inspira e motiva. Por hora eu faço um desafio à vocês. Você sabe que imagem é esta?

Respostas atividade :



1.        No último período da Pré-história, o Neolítico, iniciou-se o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. Começa a haver uma vida mais estável entre os homens, mudança esta decisiva para originar as sociedades atuais. Essa mudança de vida teve reflexo na expressão artística, onde o artista Neolítico passa a retratar nas paredes a figura humana na sua vida cotidiana.

2.        A importância da arte para a história do homem é de expressar acontecimentos vivenciados pelo homem daquela época, através das imagens e esculturas, confirmando a existência do homem desde a pré-história.
3.        A) São dois tipos: as com motivos naturalistas e as com motivos geométricos. No grupo dos motivos naturalistas temos figuras humanas, isoladas ou em grupos, em cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos, figuras de animais como onças, veados, pássaros, peixes e insetos; Já no grupo de motivos geométricos são variados como linhas paralelas, pontos agrupados, círculos, cruzes, espirais e triângulos.

B) Foram os primeiros habitantes da região;

4.        Que a nossa história, as nossas raízes, vem de muito antes que 1500.

5.        Acrescentando mais uma pergunta: Como eram feitas as cores usadas nas pinturas das cavernas da época pré-histórica?
Nossos ancestrais pré-históricos usavam “corantes naturais” feitos de minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue animal. Os elementos sólidos eram esmagados e dissolvidos na gordura de animais caçados. Como pincéis usavam os dedos e instrumentos feitos de penas e pêlos.


Bons estudos!

terça-feira, 1 de março de 2011

Arte. Desde quando ela existe?

A representação do mundo:
O ser humano sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade em que vive (pessoas, animais, objetos e elementos da natureza, etc.) e os seres que imagina – divindades.
As formas de expressar essas idéias vêm através das artes visuais (desenho, pintura, grafite, escultura, etc.) _ da literatura, da dança, da música e do teatro.
Os artistas, no decorrer da história, sempre representam o mundo da maneira que eles viam e imaginavam além de querer expressar para os observadores, uma idéia ou sentimento especial. Compreender esse modo de expressar é importante para entender a história da arte e apreciar e valorizar a nossa criação artística e a de outros povos.
Observe essas figuras e perceba que nem sempre elas são cópias da realidade:
               
Arte temporária – Dinossauro de balões de encher         Mãos em negativo – Rupestre            Andy Warhol Três garrafas de coca-cola

Agora é com você. Pesquise na internet (use a barra de pesquisa do blog) as primeiras manifestações artísticas da história do mundo. A ARTE RUPESTRE, do latim rupes, rocha, são as figuras feitas pelo ser humano que foram desenhadas pelo homem pré – histórico com a intenção de contar a sua história, seu cotidiano e descrever o ambiente em que viviam. Essas pinturas foram encontradas na Europa e no Brasil. Faça um texto respondendo as seguintes questões:
  1. Que acontecimentos marcaram o início do interesse do artista pré-histórico em retratar a figura humana?
  2. Sobre a questão anterior, o que podemos concluir quanto à importância da arte na história humana?
  3. Considere a sua pesquisa sobre a arte rupestre brasileira e responda:
a)   Como é classificada a arte rupestre brasileira? Descreva os dois tipos.
b)   Quem são os prováveis autores destas obras, gravuras e pinturas?
  1. A história do Brasil costuma ser contada a partir do ano de 1500. O que as descobertas arqueológicas brasileiras nos fazem concluir a esse respeito?
Faça uma pesquisa com capa, não se esquecendo de colocar seu nome e turma. Data da entrega do trabalho: 22/03

Alunos criativos!

Adorei todos os trabalhos das turmas do 1º ano! Todas as charges estavam ótimas.
Aqui estão alguns exemplos escolhidos por vocês para ser postado no nosso blog.
Mais uma vez, parabéns à todos!